Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

JARAGUÁ SE CANDIDATA A BUSCAR CURSOS PROFISSIONALIZANTES

[b]CDL e Senac selam parceria para desenvolvimento de projeto de qualificação profissional Vereador Dico Moser e deputado José Carlos Vieira divulgaram a iniciativa na região[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d2d-5e23-46ac.jpg[/img]

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Isair Moser (PR), o Dico, e o deputado federal José Carlos Vieira receberam das mãos do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Wanderlei Passold, o projeto final do Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq). A entrega do projeto ocorreu na tarde desta segunda-feira, 5 de outubro, na sede da CDL, com a participação de representantes do Senac.
O Planseq estimula a capacitação de jovens para o primeiro emprego e a reciclagem de adultos para suprir as necessidades de empresas instaladas na região. Ele autoriza a captação de recursos federais para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes. O projeto em Jaraguá do Sul terá como parceiros a CDL, que irá realizar a captação dos recursos, e o Senac, que irá executar os cursos.
O projeto foi trazido para a região pelo deputado federal José Carlos Vieira, que disse que ficou estarrecido ao descobrir que no ano passado sobraram R$ 741 milhões de recursos federais destinados a cursos profissionalizantes por falta de projetos para tal. Vieira também constatou que Santa Catarina tinha um dos mais baixos índices de aproveitamento, tanto que o último recurso destinado à qualificação profissional para a cidade foi liberado em 2003, “certamente por falta de interesse da gestão pública”.
Para aproveitar os recursos, o deputado lançou o desafio em uma visita à Câmara no dia 14 de agosto, e foi prontamente atendido pelo vereador Dico. Para divulgar a iniciativa, eles promoveram no dia 24 de agosto uma reunião com entidades empresariais e representantes de instituições de ensino do município. Neste encontro, onde até mesmo o secretário de Indústria e Comércio do município, Célio Bayer, se fez presente, foram definidas as necessidades da região. Também presente, o presidente da CDL reforçou o grande interesse do comércio, que sofre com a rotatividade, em ter mão-de-obra qualificada à sua disposição.
“A educação profissional será a alavanca na vida de muitas pessoas”, previu o deputado.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP