Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

QUESTÕES AMBIENTAIS MOTIVAM INDICAÇÕES

Vere[b]ador Justino pediu que licença ambiental para exploração de área no Água Verde fosse revista Jaime Negherbon pediu que não sejam usados tubos no lugar de pontes, pois eles não acompanham a vazão da água e provocam alagamentos[/b]

COMPARTILHE

Duas das indicações aprovadas na sessão de terça-feira na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul se referem a questões ambientais. Uma delas de autoria do vereador Jaime Negherbon (PMDB) e outra de Justino Pereira da Luz (PT). A pedido do vereador Justino Pereira da Luz (PT), a indicação nº 675/2009, de sua autoria, entrou em pauta na última hora. Ela pede que a Prefeitura revise autorização ambiental concedida para exploração de área verde no bairro Água Verde.
Justino lembrou que o problema é antigo. Ele foi abordado quando o hoje responsável pela Divisão de Conselhos da Prefeitura, Luiz Hirschen, era presidente da Associação de Moradores do Água Verde e denunciou que foi dada autorização pela Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) a um senhor chamado Valmor para que fosse explorada área nos fundos da Paróquia São Judas.
O problema teria começado quando esta pessoa, de posse da licença e com uma grande placa instalada no terreno, abriu uma rua e começou a causar danos ambientais ao ribeirão Chico de Paula e à comunidade.
Neste ano, o assunto já tinha voltado a ser discutido com o presidente da comunidade, Charles Salvador. A obra foi paralisada, mas com a chuva a depredação provocou um deslizamento que quebrou o muro da casa paroquial, que também está sofrendo rachaduras, e obstruiu ainda mais o já obstruído ribeirão.
O vereador sabe que como a área é particular tem que haver intervenção da Justiça, mas disse que foi informado que a Fujama deve notificar o proprietário do terreno, e espera que isso aconteça o mais depressa possível e que o responsável pela devastação se comprometa também em ressarcir os danos.
Já o vereador Jaime Negherbon ficou feliz com a aprovação da indicação nº 619/2009, de sua autoria, em que ele pede “que citada autoridade, por meio da secretaria municipal competente, determine providências no sentido de fazer a troca da tubulação já existente sobre a rua 352, a rua Luiz Bortolini, no bairro São Luiz, por uma ponte.”
O vereador apelou para que não se faça ponte com tubos, pois a tubulação não dá vazão ao fluxo da água, ainda mais com o aumento da população, pois esta água desce lá da Tifa Martins e tem provocado alagamentos na rua que fica nas imediações da ponte da Argi.