Asfalto, combate ao Maruim e segurança – notas da Câmara 02.02

Bom dia, esses foram os assuntos abordados pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (02) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul.

COMBATE AO MARUIM

O vereador Eugênio Juraszek agradeceu ao deputado federal Mauro Mariani que destinou verba para pesquisa sobre o maruim na região. Juraszek ressaltou que desde que entrou na Casa vem lutando contra esse problema e convidou os demais parlamentares a participarem da comissão que trata da questão na região.

PLANO DIRETOR

Celestino Klinkoski pediu para o Executivo tirar o projeto de Plano Diretor da gaveta e ser enviado para a Câmara para apreciação. O pedido foi feito para o líder de governo, Marcelindo Gruner. Segundo Klinkoski, o Plano Diretor precisa de uma revisão, pois está travando a implantação de empresas na cidade que sofrem com a burocracia.

40 ANOS DE JORNALISMO

Klinkoski ainda parabenizou o jornalista Flávio Brugnago pelos seus 40 anos de jornalismo. “Atualmente ele comanda o Jornal do Vale do Itapocu. Quero transmitir minha admiração pelo trabalho que realiza como jornalista, defendendo com respeito as informações para todas as classes sociais da nossa cidade”, ressaltou.

SEGURANÇA

Jaime Negherbon voltou a evidenciar o crescimento da violência em Jaraguá do Sul. Segundo ele, dois dias após o vereador Eugênio Juraszek discursar sobre a violência na tribuna da Câmara, um amigo foi assaltado em casa e teve a família rendida. Negherbon reforçou o pedido do vereador Celestino Klinkoski para que o Tenente-Coronel Gildo Martins Andrade venha à Casa de Leis para explanar sobre as ações adotadas pela Polícia Militar na cidade para combater essa situação.

AUDIÊNCIA COM SECRETÀRIO ESTADUAL

O presidente, Pedro Garcia, informou aos demais vereadores que na próxima terça-feira (7), às 14h, os edis terão uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, César Grubba, para tratar sobre a violência na cidade e formas de contê-la.

PROJETO LEGAL

Marcelindo Gruner celebrou o início do Projeto Legal. O parlamentar ressaltou que “a cidade está travada, com alvarás demorando para serem liberados”. E que com esse projeto a Prefeitura vai dar agilidade para essas liberações.

FALTAS EM CONSULTAS NO SUS

Marcelindo Gruner destacou uma conversa que teve com o Secretário de Saúde, Jonas Schmidt, em que tomou ciência dos dados sobre presenças em consultas pelo SUS. Segundo ele, em 30% das consultas os pacientes não comparecem. “Os profissionais estão sendo pagos. O Poder Público poderia fazer uma campanha para conscientizar a população, pois é um grande desperdício”, advertiu.

ABERTURA DOS GINÁSIOS

Arlindo Rincos comemorou o fato de o Executivo ter sancionado o Projeto de Lei 28/2016 de sua autoria e que estabelece a abertura dos ginásios de escolas municipais para a comunidade.

BOCAS DE LOBO

Anderson Kassner reivindicou soluções para algumas bocas de lobo na cidade. Segundo o parlamentar, a rua em frente à escola João Romário Moreira na Barra do Rio Cerro, está alagando por conta de falhas na boca de lobo. A responsável pelo problema seria a empresa que está realizando o recapeamento da via, a Paviplan. Outro local com o mesmo defeito é a SC-110, rodovia que liga Jaraguá a Pomerode.

“Falei com os secretários e recomendaram que façamos uma moção. Vou fazer isso para que a empresa arrume esses locais. Vou pedir para os vereadores assinem junto para que tenhamos mais força”, salientou.