CÂMARA.COM VOCÊ: Escolas listam reivindicações no plenário

Câmara com Você (10)A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul recebeu na noite dessa terça-feira (07/07) o segundo grupo de escolas participantes da edição 2015, do Projeto Câmara.Com Você. A iniciativa tem como objetivo levar informação e conhecimento político aos jovens do município. A participação dos alunos das escolas de ensino público e privado da cidade até a Câmara faz parte da segunda etapa do projeto, que começa com visitas às unidades escolares. Cada escola elegeu um representante para que fosse feita a leitura das reivindicações selecionadas em sala de aula durante as visitas.

Dionei da Silva Oliveira falou em nome dos estudantes dos terceiros anos da Escola Alvino Tribess. Os alunos pediram a fiscalização da lei municipal que estabelece como obrigação a construção e manutenção dos muros e calçadas da Rua Manoel Francisco da Costa, para garantir a segurança dos alunos que trafegam diariamente pela rua. Eles solicitaram um novo pedido de moção de apelo ao governo do Estado para a construção do ginásio de esporte na escola e outro aos órgãos competentes para agilizar o término do elevado na Avenida Waldemar Grubba.

O aluno Yuri Alexandre Ferreira, que representou a Escola Lilia Ayroso Oeschsler na tribuna, fez a leitura das prioridades dos estudantes. Eles pedem a ampliação no horário de ônibus para a Pedreira, incluindo os finais de semana, no bairro Ilha da Figueira, o recapeamento da Ruas José Theodoro Ribeiro e Rinaldo Bogo. A última demanda é para a reativação do Posto Policial da Ilha da Figueira, com o objetivo de aumentar a segurança no bairro.

As reivindicações do Colégio Evangélico Jaraguá foram lidas pela aluna Bruna Leite, que solicitou a ampliação do número de ciclovias no município e mais divulgação dos eventos culturais e esportivos que acontecem gratuitamente na cidade. O terceiro pedido é para que seja aberta a possibilidade de concorrência na oferta do transporte público coletivo, colocando fim ao monopólio e favorecendo a qualidade do serviço prestado.

Kelly Zapella falou em nome dos alunos da escola Euclides da Cunha, que solicitaram a ampliação nos horários de ônibus para Vila Machado, Ribeirão Cavalo, Ribeirão Grande e Salto, principalmente nos finais de semana, evitando que seja necessário o deslocamento até Nereu Ramos para embarcar no ônibus. As outras duas solicitações são para a criação de uma escola municipal e mais um posto de saúde em Nereu Ramos.

O professor Lirio Baruvi, da E.E.M. Alvino Tribess fez uso da palavra para destacar que o projeto Câmara.com Você vem sendo um veículo importante para estreitar os laços da democracia para os jovens. “Esse programa fez com que os alunos do Alvino Tribess se posicionassem perante algumas adversidades para que as melhorias viessem a partir de sua autoria”, afirma. O professor conta que durante os seis anos em que participa do projeto, muitas conquistas foram realizadas, como, com exemplo, agilizar o calçamento da rua e a lombada em frente ao colégio. Segundo Lirio, essa foi uma das conquistas mais importantes para a escola a partir do Câmara.com Você.

A presidente Natália Petry destaca que o alvo do projeto são os alunos de terceiros anos das escolas de Jaraguá do Sul. “Nós acreditamos nesse público, eles já são o presente do Brasil. São as pessoas que estão ocupando os espaços no mercado de trabalho” afirma a presidente. “Fico bastante satisfeita em ver o comprometimento dos professores, e os agradeço e parabenizo todos pela participação no projeto”, finaliza.