Contratação de policiais é prioridade para Aconseg

Karin Krause - presidente da Aconseg
Os trabalhos e reivindicações da Aconseg (Associação dos Conselhos Comunitários de Jaraguá do Sul e Região) foram apresentados pela presidente da entidade, Karin Krause, na sessão desta quinta-feira, 31. O convite foi feito pelo vereador Justino da Luz.
Conforme a presidente, a associação abrange 17 Consegs (Conselhos de Segurança), dos quais 13 em Jaraguá do Sul e um em cada cidade da microrregião – Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder.
Segundo ela, o foco da entidade tem sido a busca pela ampliação de policiais efetivos, que está sendo pleiteado junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública. Karin informou que o secretário César Grubba, que está fazendo um levantamento geral da situação no Estado, ficou de responder ao pedido formalizado no prazo de 20 dias.
A presidente informou que a Polícia Civil possui 46 funcionários, entre delegados e oficiais e que a região, com 221 habitantes, tem a proporção de 4808 pessoas por policial. “Das 30 regionais de Santa Catarina, infelizmente somos os últimos colocados. A grande Florianópolis, por exemplo, conta com 685 habitantes por policial. A diferença é muito grande”, concluiu, acrescentando que cidades com índice criminal parecido com Jaraguá do Sul, como Balneário Camboriú, tem a proporção de 1400 moradores por policial.
Em relação às obras, o secretário adiantou a ela que será licitado o novo prédio da Delegacia de Guaramirim, a ampliação da Delegacia de Jaraguá do Sul, e a construção do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado). “Isto é efetivamente o que ele já prometeu. Viaturas, quartel, estande de tiros e o pólo de formação dos policiais o secretário ainda não deu retorno”, informou Karin, pedindo apoio dos vereadores e informando que a entidade está desenvolvendo um projeto para que os setores públicos e privados possam auxiliar financeiramente e na divulgação dos trabalhos dos conselhos.
Após a explanação, os vereadores teceram comentários e fizeram perguntas a presidente.