Conselho de Promoção da Igualdade Racial é criado

DSC00693A Câmara de Vereadores aprovou a proposta de criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Jaraguá do Sul. O texto foi apreciado pelos vereadores em plenário nesta quinta-feira, 28, recebendo nove votos favoráveis, instituindo também o fundo municipal para gestão dos recursos.

O vereador João Fiamoncini disse ser esta uma luta de 12 anos Moconevi (Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu) e também do Partido dos Trabalhadores, representados pelos companheiros Francisco Alves e Luis Fernando Olegar, que integram o movimento.

Segundo o parlamentar, a criação do conselho representará um marco na história de jaraguá do sul, “como bem lembrou Luis Fernando durante a abertura da semana da consciência negra, na última semana”.

O vereador acrescentou que o conselho é o primeiro passo para a implantação do sistema municipal de promoção da igualdade racial, que também envolverá a coordenadoria e o plano municipal de igualdade racial. O passo seguinte é instituir a coordenadoria de promoção da igualdade racial, que deve ser um órgão ligado ao gabinete do prefeito, mas com autonomia financeira e administrativa.

Ele explicou, ainda, que a criação da coordenadoria e do conselho são os principais critérios exigidos pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – vinculada à Presidência da república – para que o município faça parte do sistema nacional e passe a receber recursos federais.