Juraszek entrega ao MA levantamento da avicultura

103Na sessão de ontem, 5, o vereador Eugênio Juraszek prestou contas de viagem a Brasília, onde passou dois dias esta semana, juntamente com o vereador João Fiamoncini e assessores. Na pauta, uma série de agendas nos gabinetes dos deputados federais da bancada catarinense e nos Ministérios para articulação política dos projetos visando a captação de recursos para o município de Jaraguá do Sul.

Na tribuna, Eugênio Juraszek destacou a agenda voltada para a crise na avicultura, instalada na cidade há quase três anos após o fechamento da unidade da empresa Seara. Atualmente, 220 avicultores do município totalizam dívidas próximas a R$ 6 milhões. Como vereador ligado a agricultura, o tema tem demandado esforços do gabinete durante todo este ano.

Uma das agendas sobre a situação foi na terça-feira, 3, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde foi formalizada a entrega da norma técnica número 0015/2013, que dispõe sobre o impacto social e econômico da unidade e o levantamento específico das dívidas dos avicultores de Jaraguá e região.

A reunião foi com o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica, João Cruz Reis Filho, que se colocou à disposição para fazer os encaminhamentos junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Conselho de Agricultura Nacional. Ele também defendeu a importância de o município propor atrativos para instalação de empresas no ramo na cidade de modo a incorporar os produtores. Na tribuna, o vereador confirmou a instalação de uma empresa na cidade nos próximos dias, absorvendo, inicialmente, 15 granjas.

Já na quarta-feira, 4, Juraszek esteve com a deputada federal Luci Chionacki, parlamentar das mais atuantes na defesa da agricultura familiar. Segundo o vereador, ela confirmou a participação em audiência no município ainda no mês de dezembro. A ela também foram entregues os levantamentos feitos sobre as dívidas dos avicultores. “A deputada não sabia da situação e ficou muito sensível”, comentou.