Moção apela ao governo do Estado por mais policiais

A Câmara de Vereadores vai enviar uma moção ao governo do Estado apelando para que sejam chamados para a academia de polícia neste ano 75% dos aprovados no último concurso público. A proposta original do governo do Estado é chamar para a academia somente 25% dos aprovados, o que não atenderá a demanda no Estado.

A proposição, assinada por sete vereadores, foi aprovada por unanimidade na sessão desta quinta-feira, 26. O pedido foi uma sugestão feita pelo delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Aldo Pinheiro D’Ávila, quando da audiência com os vereadores, no começo do mês, na capital.

Jaraguá do Sul detém o pior índice na proporção entre número de policiais e habitantes, um para quase 7 mil.  “O que é humanamente impossível, principalmente na questão da investigação, que precisa ser instalada, e o plantão na Delegacia da Mulher”, comentou a vereadora Natália Lúcia Petry.

Vereador Afonso Piazera Neto (PR)

O vereador Afonso Piazera Neto sugeriu que a comitiva da Câmara volte à Polícia-Civil para cobrar a reivindicação e buscar informações.

Além do governador Raimundo Colombo, a moção será encaminhada ao secretário estadual de Segurança Pública, César Grubba, e aos deputados estaduais.