Moção de apelo por vacinas para crianças de 5 a 12 anos

Uma moção de apelo à Administração Municipal de Jaraguá do Sul foi aprovada na sessão dessa quinta-feira, 19, com um pedido para inclusão de crianças de 5 a 12 anos de idade no programa de vacinação contra a gripe. Atualmente a vacinação é prioritária para crianças de 6 meses a 5 cinco anos, além de gestantes, idosos acima de 60 anos e outros grupos de risco. Segundo os vereadores, as vacinas acabaram no município e crianças maiores não puderam receber a imunização contra a gripe.

“Essa moção de apelo vai ao encontro daquilo que está acontecendo na cidade. Duas pessoas já morreram por conta da gripe, dois jovens. Aprovamos semanalmente recursos para várias finalidades. Dinheiro para eventos, festas, e não vimos nenhuma ação para conter essa situação. Estamos falando de R$ 100 mil, R$ 150 mil para vacinar as crianças maiores de 5 anos”, argumentou Jair Pedri, um dos autores da proposição. Arlindo Rincos, Jeferson de Oliveira e João Fiamoncini também assinam o documento.

O presidente da Casa, José de Ávila, propôs aos vereadores que, se for o caso, o Poder Legislativo pode oferecer uma parte de seu orçamento para comprar essas vacinas e atender a essa demanda. “Acho que esta Casa é soberana e não haveria nenhum impedimento para repassarmos esse dinheiro para compra dessas vacinas”, afirmou.

Jair Pedri pediu a presença do secretário da Saúde, Dalton Fischer, para que os parlamentares pudessem colocar essa opção à disposição da Administração Municipal. A moção foi aprovada por unanimidade dos vereadores.

Mais fotos: https://goo.gl/cq39bT