Moconevi comemora decenário com programação

vereador Francisco Alves (PT)

A Câmara de Vereadores autorizou a Fundação Cultural a conceder contribuição ao Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu. O convênio a ser firmado permitirá um repasse de R$ 23 mil, recursos que vão subsidiar as despesas com os eventos comemorativos à Semana da Consciência Negra.

Instituída por lei municipal, a semana será marcada por uma extensa programação, que segue até o fim deste mês. O Moconevi completa este ano dez anos de fundação, e vai celebrar a data com a realização de oficinas de cultura, campanha em defesa da cultura afro brasileira, cerimonial e festa.

A programação também incluiu uma sessão especial na Câmara de Vereadores, que acontece na próxima quinta-feira, dia 17, com início às 19 horas, na sede do Legislativo.

A defesa do projeto coube ao vereador Francisco Alves, um dos fundadores do movimento e seu ex-presidente. Ele comentou que 2011 é o ano internacional do movimento negro e destacou, entre as conquistas, a adesão do município ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, assinada nesta sexta-feira, 11.

“Os estados e municípios participantes do fórum têm prioridade na alocação de recursos provenientes de programas, principalmente os relacionados aos agentes sociais quilombolas”, explicou.