Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notas da Câmara 03/07/2015

COMPARTILHE

Sessão Ordinária 036Sessão Ordinária 016Sessão Ordinária 039CALÇADAS
O vereador Jair Pedri (PSDB) solicitou ao líder de governo, Pedro Garcia, sobre a construção da calçada na esquina da Rua Guilherme Weege com Reinoldo Rau. O vereador disse que naquele local existem duas caixarias grandes de concreto, onde será feito um canteiro na esquina. “Fui até o local e verifiquei o que estava sendo feito. Em conversa com os funcionários da obra, que é particular, a orientação para fazer daquela forma é da Prefeitura, pois trata-se de um projeto piloto a ser implementado”, exprimiu. Pedri comentou que haverá um estreitamento do cruzamento e que isso dificultará o tráfego no local.

PAVIMENTAÇÃO
O vereador João Fiamoncini (PT) usou espaço da Ordem do Dia na sessão de quinta-feira (02/07), para anunciar a conquista de emenda parlamentar, por meio do deputado federal Décio Lima, no valor de R$ 250 mil, para pavimentação de vias no município. Ele comentou que esta é mais uma emenda encaminhada pelo parlamentar que contempla o município para a aplicação em obras.

BRASIL CARINHOSO
Fiamoncini aproveitou e comentou que a Prefeitura entrega na sexta  -feira computadores para os centros de educação infantil. “Estes equipamentos foram adquiridos recursos federais, através do programa Brasil Carinhoso. Este programa consiste na transferência automática de recursos, sem a necessidade de convênio, para custear despesas com a manutenção e o desenvolvimento da educação infantil”, explicou. Ele ressaltou ainda que este programa contribui com ações de cuidado integral, segurança alimentar, e nutricional, além de garantir o acesso e a permanência da criança na educação infantil. De acordo com o vereador são 27 computadores e quatro notebooks. “O Brasil Carinhoso tem como objetivo expandir a quantidade de matrículas de crianças entre zero e 48 meses, cujas famílias sejam beneficiárias do Bolsa Família em creches públicas ou conveniadas”, destacou. Ao finalizar, afirmou que o recurso transferido aos municípios é realizado em parcela única. O montante calculado com base em 50% do valor anual mínimo por matrícula em creche pública ou conveniada, em período integral e parcial, definido pelo Fundeb.

HAITIANOS
A presidente do legislativo jaraguaense, Natália Lúcia Petry (PMDB), retomou o assunto sobre os haitianos que buscam o Brasil, Santa Catarina e Jaraguá do Sul para conquistar uma vida melhor. Ela comenta que estas pessoas precisam de atenção e encaminhamentos dos poderes para que tenham um norte em busca das oportunidades. Disse que fica comovida a cada encontro que tem com os imigrantes e quer, junto as esferas competentes, que estas pessoas tenham uma estada digna em Jaraguá do Sul. “Vamos promover uma reunião envolvendo o executivo, representantes da Assistência Social do município, Estado, Sine e empresas de RH, para que se possa dar os encaminhamentos corretos e que possam ter oportunidades”, evidenciou. Petry também solicitou ao vereador João Fiamoncini que busque junto ao Governo Federal sobre a política aplicada quando da entrada dos haitianos no Brasil. “Estes imigrantes precisam de um norte para que aqui, em nosso país, tenham de fato um vida mais digna”, finalizou.

FME
A presidente informou ainda que na próxima segunda-feira (06), às 19 horas, na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, acontecerá reunião para a apresentação do Plano de Revitalização das Áreas de Lazer, bem como as indicações para a instalação de novos equipamentos públicos de esporte e lazer no município. As propostas serão apresentadas pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes e Turismo – FME, Jean Carlo Leutprecht, e deverão ser viabilizadas com parte da verba economizada pela Câmara de Vereadores.

RECURSOS
A professora vereadora Natália lembrou que na sessão do dia 23 de junho, os vereadores aprovaram um Projeto de Remanejamento Orçamentário autorizando o repasse de 1 milhão de reais, que deverão ser destinados à implantação de novos equipamentos públicos de esporte e lazer, manutenção das 73 áreas já existentes e distribuídas em 33 dos 38 bairros de Jaraguá do Sul, possibilitando também a continuidade das atividades das modalidades esportivas de rendimento e a instalação de convênios com entidades ligadas ao esporte no município. Ela exemplificou com o projeto do Vôlei, que tem parceria com a empresa Marisol e coordenação do município, como uma das atividades que terão continuidade.