Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NOTAS DA CÂMARA – 07|04|2015

COMPARTILHE

Cópia de 533717_296742400436041_1173646270_nReunião

O vereador Arlindo Rincos usou o espaço da Ordem do Dia, na sessão desta terça-feira (07/04), para falar da reunião que participou, com o prefeito Dieter Janssen e representantes da Associação de Moradores do bairro Três Rios do Sul. Ele comentou que o encontro foi solicitado para ver junto ao executivo a possibilidade de pavimentação em ruas importantes daquela região. Rincos contou que na quarta-feira (8) o prefeito de Jaraguá do sul estará em na capital catarinense para reforçar pedido de recursos junto ao Badesc para pavimentação das ruas Gerhard Gumz, Augusto Demarchi e Prefeito José Bauer, no bairro Três Rios do Sul. Além destas vias, outras nos bairro Ilha da Figueira, Rau e Rio Cerro seriam incluídas. No encontro, solicitação da construção de ponte no Rio Cerro, obra de acesso a ponte do Rau/Amizade e abertura de rua e pavimentação do Viaduto do Centenário fazem parte do pacote de R$ 15 milhões solicitado ao Badesc para estas ações no município.

Educação

O vereador Jair Pedri (PSDB) levantou na sessão de terça-feira (07/04), questionamentos sobre exonerações de cargos comissionados da educação infantil do município. Disse lamentar a saída da ex-vereadora Miraci Ribeiro (PP), pois conhecia sua qualidade técnica. “Este é um momento delicado para a educação, pois há dificuldades em se inaugurar uma creche. Desfazer uma equipe que vinha trabalhando com dedicação é muito preocupante. Nunca tive problemas em ser atendido por ela, sempre nos tratando com muito respeito. Me preocupo, pois com esta equipe a educação infantil já mostrava uma melhora razoável”, comentou o parlamentar. Ele disse também que outras três ou quatros pessoas também pediram a exoneração e voltam as salas de aula.

Agricultura

Demonstrando preocupação com o desenvolvimento do setor agrícola do município, o vereador Amarildo Sarti (PV) comentou a dificuldade que a secretaria de Agricultura tem em atender solicitações da área. Ele disse que recebe diariamente dezenas de ligações dos produtores rurais que cobram sobre a infraestrutura das vias, tubulações nas propriedades por meio de convênios existentes com a pasta e a macadamização na entrada das propriedades.

Saco verde

O vereador Jeferson de Oliveira ao utilizar a palavra falou sobre o cancelamento da distribuição dos sacos verdes, do programa Recicla Jaraguá. “Não haverá sacolas no próximo mês porque não foi feita a licitação das sacolas. Como ficará a distribuição? Até então a empresa concessionária não levava o lixo sem que estivesse no saco verde. A partir de amanhã. Porém após a licitação haverá a obrigatoriedade”. Ele disse ainda que os responsáveis que fazem a gestão destes contratos devem analisar e verificar os vencimentos dos mesmos para que não haja atrasos como este.

Situação financeira

A presidente da Câmara de Vereadores, Natália Lúcia Petry, apresentou sugestão aos demais edis, para assim que o secretário Ademar Possamai estiver ambientado e por dentro de todas ações da pasta de Administração e Fazenda que ora assumiu, explane sobre a real situação financeira e orçamentária do executivo municipal. Ela apontou ainda que o mesmo apresente se os projetos que estavam e estão em execução sofreram paralisações com a baixa arrecadação e quais são as medidas a serem tomadas. “Sabemos que esta não é uma situação exclusiva de Jaraguá do Sul, mas é preciso esclarecer as dúvidas que pairam sobre obras e ações que estavam em andamento na cidade. Vou apresentar este requerimento convidando o secretário. Assim que ele se sentir preparado, ele virá e fará a sua explanação”, finalizou a presidente.

Área de conflito

O vereador José Ozório de Ávila fez defesa de sua indicação na sessão desta terça-feira (07/04). A matéria apresentada por ele e Jair Pedri trata da implantação de área de conflito na Rua João Januário Ayroso, entroncamento com Rua Jose Emmendoerfer. “Somos cobrados pela comunidade pela dificuldade de sair desta rua e continuar pela João Januário Ayroso. Esta área de conflito é importante para dar segurança aos que trafegam por esta região”, explicou.

Agentes de Saúde

A contratação de mais agentes de saúde para a unidade do bairro Rio Cerro II foi tema de indicação do vereador Jocimar de Lima. Ele justificou a solicitação dizendo que “é uma região que tem grande área rural e se torna distante para ir até o posto de saúde. Os moradores também reclamaram muito da ausência dos agentes de saúde nas casas localizadas mais à área rural”. Jocimar disse ao Líder de Governo, Pedro Garcia, que leve à administração essa solicitação para que façam estudos com o intuito de aumentar o número de agentes no Rio Cerro II. Comentou ainda que já tem concurso realizado para a contratação destes profissionais e que podem ser chamados.