Ponte em construção se chamará Ottili Prim Schmitt

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

A cidadã honorária de Jaraguá do Sul Ottilia Prim Schmitt dará nome a ponte que está sendo construída ligando os bairros Jaraguá Esquerdo e Barra do Rio Molha, nas proximidades do Curtume Schmitt.  A denominação foi aprovada pelos vereadores na sessão de ontem, 5, em última votação, na presença de familiares. O texto agora segue para sanção da prefeita Cecília Konell.

Autora do projeto, a vereadora Natália Lúcia Petry destacou a história de Ottilia em favor da comunidade jaraguaense. Filha de Pedro Prim e Maria Philippi, ela nasceu no dia 20 de abril de 1898 na cidade de São Pedro de Alcântara – SC e faleceu no dia 21 de fevereiro de 1982.

Casou-se com o Sr. Arnoldo Leonardo Schmitt (falecido) no dia 8 de março de 1916, na cidade de São Pedro de Alcântara. No dia 16 de março de 1916, após quatro dias de viagem com a mudança em uma carroça movida a cavalos, a nova família, comprando um terreno na Estrada Blumenau, hoje Rua Walter Marquardt. No local instalaram um pequeno e modesto curtume, denominado Arnoldo Schmitt, nome de fantasia Curtume Jaraguá, posteriormente Comercio e Indústria Schmitt S.A. e hoje aí está o Curtume Arnoldo Schmitt Ltda.

Dona Ottilia teve 18 filhos, 88 netos, 153 bisnetos e 56 trinetos. Foi fundadora da Congregação do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus, presidente e organizadora das reuniões mensais, implantou o uso das fitas da congregação para todos os membros usarem ao assistirem missas, como sinal da devoção ao Imaculado Coração de Jesus, sendo também beneficente de ações sociais.

Foi participante de doações de terrenos, onde hoje estão edificados o Colégio São Luís, Hospital e Maternidade São José, Colégio Divina Providência, Salão Cristo Rei, antiga Igreja e atual Paróquia São Sebastião.

Participou e comandou um grupo de senhoras da congregação do apostolado do Sagrado Coração de Jesus, na demolição da Igreja velha, como limpar tijolos a serem usados na construção da nova paróquia.

Contribuiu na aquisição de um caminhão para o transporte do material reciclado da Igreja antiga para a nova e outros materiais. Colaborou com seu marido para a vinda do primeiro médico Dr. Richert para Jaraguá do Sul, doando a ele uma residência. Junto com seu marido, recebeu da Câmara de Vereadores o título de cidadã honorária, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Para a vereadora, devido ao fato de a ponte estar sendo construída nas proximidades do curtume, nada mais justo do que agraciar a senhora Ottilia com esta homenagem do poder público municipal. “Para mim particularmente é uma satisfação poder agraciar esta família, pois seu Arnoldo Schmitt era primo irmão do meu avô. Então temos também uma ligação de conterrâneos que somos de São Pedro de Alcântara,  que juntamente com meus familiares ajudaram a desbravar o município, como tantas pessoas que vieram daquela localidade”, finalizou.

PROJETOS VOTADOS SESSÃO DIA 04.10

EM 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 175/2012:

NATÁLIA LÚCIA PETRY

DENOMINA PONTE DE OTTILIA PRIM SCHMITT

Aprovado em placar de 10×0

EM 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 188/2012:

AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO VIGENTE, APROVADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 6.289/2011, DE 12/12/2011, E ALTERAÇÕES POSTERIORES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Aprovado em placar de 10×0

PEDIDO DE VISTAS

EM 1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 416/2011:

FRANCISCO VALDECIR ALVES, JEAN CARLO LEUTPRECHT, JUSTINO PEREIRA DA LUZ E NATÁLIA LÚCIA PETRY

DISPÕE SOBRE A NOMEAÇÃO PARA CARGOS EM COMISSÃO NO ÂMBITO DOS ÓRGÃOS DO PODER EXECUTIVO E PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL  E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Solicitação de retirada pelo vereador Ademar Winter.

INDICAÇÕES APROVADAS

DA VEREADORA NATÁLIA LUCIA PETRY:

Nº 356/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A IMPLANTAÇÃO DOS TACHÕES AO LONGO DA CICLOFAIXA EXISTENTE NA RUA 119 – OLIVIO DOMINGOS BRUGNAGO E NA RUA 9 – 25 DE JULHO, NO BAIRRO VILA NOVA”.

Nº 357/2012 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE MELHORIAS NA ROTATÓRIA LOCALIZADA NA BIFURCAÇÃO DAS RUAS 390 – WALDEMAR RAU, 5 – PREFEITO JOSÉ BAUER E 590 – ERWINO MENEGOTTI, NO BAIRRO RAU”.