Presidente pede campanha educativa para ciclista

DSC00279Sinalizações, regras para conversão, mapas de integração com outras ciclovias, uso de equipamentos de segurança … esses são apenas alguns tópicos relevantes que foram incluídos na minuta de projeto de lei, elaborado pelo vereador e presidente da Câmara, José de Ávila, entregue na manhã de hoje, 25, ao prefeito Dieter Janssen e ao vice-prefeito Jaime Neguerbon, em que sugestiona a realização de uma campanha educativa de trânsito direcionada para o ciclista, intitulada “Ciclista seja vivo”. No documento, confeccionado com o auxílio do professor de educação física e ciclista Rogério Müller, o parlamentar pretende incentivar o uso responsável da bicicleta como meio de transporte, estimulando a convivência harmoniosa no trânsito entre ciclistas, motoristas e pedestres.

Ávila lembra que os ciclistas, juntamente com os motociclistas, são os que apresentam elevados índices de acidentalidade no trânsito, com evidente vulnerabilidade frente aos veículos automotores. Contraditoriamente, são eles que mais apresentam condutas inadequadas e contrárias às regras de trânsito. “Grande parte dos ciclistas por não terem conhecimento sobre as normas de trânsito acabam andando na contramão ou em locais proibidos para bicicletas, provocando, muitas vezes, acidentes graves”, lembrou.

A campanha se propõe justamente a minimizar a falta de informação. Através da distribuição de folhetos e cartilhas, o vereador busca contribuir na mudança de comportamentos e na diminuição das perdas de vidas do trânsito. Ainda segundo a proposta, ela deve integrar o calendário oficial de eventos do município. A Prefeitura poderá inclusive firmar parcerias ou convênio com entidades, órgãos públicos e privados, para a execução da iniciativa.

Na reunião desta manhã, o vereador também solicitou a recuperação das ciclovias existentes e uma rigorosa fiscalização para que elas não sejam obstruídas, impedindo a passagem dos ciclistas e levando-os a disputar espaço com os carros na pista de rolamento.