Vereador sugere refinanciamento de parcelas para habitações do Frohab

vereador Afonso Piazera (PR)

O refinanciamento das parcelas em atraso aos mutuários das unidades habitacionais de Jaraguá do Sul financiadas pelo Sistema Frohab (Fundo Rotativo Habitacional). Esta é a sugestão do vereador Afonso Piazera Neto, em indicação aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira, 9.

O vereador explicou que o Fundo é um órgão da Prefeitura, e fica obrigado a executar os inadimplentes, para não ser notificado pelo Tribunal de Contas do Estado. “Sabemos que muitas das pessoas que residem nos condomínios habitacionais tiveram problemas com vendavais e estas casas não têm seguro, e automaticamente as suas economias foram gastas nisso, em doenças, e estão com atraso de algumas parcelas”, comentou.

Piazera lembrou que o Refis permite o pagamento com benefícios de impostos em atraso, porém não abrange os casos do Frohab. “Nossa sugestão é que as prestações em atraso sejam repassadas para o final do contrato e, a partir de agora, a pessoa começa a pagar direitinho. Então é uma maneira de atender a comunidade, fazendo com que ela não tenha que dispor de mil, dois mil das parcelas atrasadas, e comece daqui para frente a pagar em dia. As parcelas terão a correção necessária, tudo mais, que o município não pode perder, porque o Tribunal de Contas não permite, mas poderemos desta maneira atender as pessoas que tiveram problemas”, explicou.