Vereadores abordam falta de médicos nos postos de saúde

O vereador Justino da Luz disse ter recebido reclamações de moradores acerca da falta de médico no Posto de Saúde do bairro Santo Antônio. Segundo ele, por conta disto muitos procedimentos precisam ser feitos em outras unidades de saúde.

Vereador Afonso Piazera Neto (PR)

O vereador Afonso Piazera Neto lembrou que, quando da vinda à Câmara, o secretário municipal de Saúde, Francisco Airton Garcia, disse que o problema, comum a outras unidades, seria resolvido por conta da aprovação de profissionais no concurso. Na ocasião, o secretário estava bastante otimista, pois os médicos teriam manifestado interesse em atuar. Porém, segundo Piazera, não foi o que ocorreu. “Precisamos verificar o que aconteceu, até porque os médicos sabiam do salário quando fizeram o concurso”, disse.

Para o vereador Amarildo Sarti, não há alternativa senão uma mudança no modelo. Fazer concursos, disse, não vai resolver o problema. Na opinião do vereador José Osório de Ávila, é preciso melhor remunerar os profissionais. “Um médico que estuda tanto tempo não vai vir para Jaraguá para trabalhar somente em um posto de saúde. Temos uma cúpula dentro da medicina. Quando é para vir um médico para nossa cidade, ele é barrado”, afirmou Zé da Farmácia.

A vereadora Natália Lúcia Petry acredita que, devido aos altos custos da academia, o profissional de saúde deva ser bem remunerado. “Defendo que todo o funcionário da saúde pública seja bem remunerado, até para trabalhar com exclusividade no setor público”, disse.

Na avaliação de Natália, enquanto não houver a abertura do corpo clínico dos hospitais, o problema permanecerá. Ela pediu ao presidente da Casa Jaime Negherbon o envio de ofício aos diretores dos hospitais solicitando uma reunião para melhor discutir o assunto e propor encaminhamentos.