Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

COLÉGIO EVANGÉLICO É O NORTE/NORDESTE DE SC NO PARLAMENTO JOVEM DA AL

[b]Dezesseis alunos jaraguaenses representam toda a grande região nos dias 23 e 24 deste mês na Assembleia Legislativa dentro de projeto educativo que desperta noções de cidadania. É o partido Eco Jovem[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d7778c-d902-b710.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d7778c-d8dc-88de.jpg[/img]
Dezesseis alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Evangélico Jaraguá vão representar a região Norte/Nordeste do Estado nos dias 23 e 24 deste mês no Parlamento Jovem, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Os adolescentes com idade média de 16 anos foram selecionados pelo projeto desenvolvido pelo Legislativo estadual, que tem como principal objetivo despertar o interesse pela política.
Criado para estimular a participação política da juventude, o Parlamento Jovem é um projeto sob a coordenação da Escola do Legislativo, no qual o “deputado estudante” viverá situações reais da atividade político-parlamentar, com a elaboração, apresentação e votação de projetos em sessão plenária.
Segundo o coordenador do ensino médio do colégio, professor Gilberto Eichinger, a iniciativa, além de incentivar os estudantes a desenvolverem a cidadania, também proporciona a eles se envolverem em questões de sua comunidade. Quando tomou conhecimento do projeto, Gilberto inscreveu o colégio e recebeu a informação de que ele foi um dos selecionados para representar esta que é uma das oito regiões do Estado que estarão representadas no projeto.
O professor explicou que os 16 alunos foram escolhidos por eleição em sala de aula. Eles representam todas as turmas de ensino médio da escola e ficaram tão entusiasmados com a oportunidade que estão agindo com competência e profissionalismo. Dos 16 que viajam a Florianópolis, cinco deles, escolhidos dentro do grupo, vão atuar como jovens deputados e defenderão os projetos em plenário.
O nome do partido fictício criado pelo grupo é Eco Jovem, que tem como slogan “Reproduzindo o som da vida”. O projeto desenvolvido, que trabalha a interdisciplinaridade, pretende identificar e divulgar a fauna e a flora da região, incentivando a sua preservação, além de propor a escolha de um animal símbolo de Santa Catarina. Os estudantes também vão sugerir ao governo do Estado que os cadernos e material didático distribuídos para os estudantes da rede pública contenham imagens dos animais e da flora do Estado, com informações úteis sobre os mesmos. E até mesmo álbuns de figurinhas com espécimes do Estado.
O professor de história Martin Raeder também destacou a importância do projeto que de certa forma introduz o jovem na política brasileira. Por meio da prática e do desenvolvimento do projeto minucioso que terão que desenvolver e defender, os estudantes estão tendo noções da cada elemento dos poderes constituídos.
“São eles que estarão a frente do País daqui a alguns anos, e graças a experiências como estas esperamos que eles possam se preparar para melhorar a representação política, fazendo deste um País mais feliz e justo”, reforça Martin, para quem não basta apenas criticar, mas apontar soluções. “A escola se orgulha e espera que este momento importante sirva de estímulo para que as demais escolas da região se inscrevam neste projeto que tem como objetivo uma sociedade melhor”.
Para o professor Gilberto, a experiência é de um valor inestimável e também vem coroar um trabalho realizado ao longo de 103 anos do colégio em seu trabalho de formação de cidadãos. Ele também destaca que o tema escolhido em consenso com a turma despertou a consciência ecológica e o respeito com a natureza.
Os estudantes lembram que além do Colégio Evangélico, eles estarão representando toda a região, por meio de material informativo coletado junto às prefeituras locais.

[b]OS CINCO JOVENS PARLAMENTARES JARAGUAENSES[/b]

Dos 16 estudantes selecionados (veja os nomes de todos abaixo), os cinco escolhidos no grupo para defenderem o projeto no plenário da Assembleia são: Shayla Talita Moretti, Larissa Isabelle Jarschel e Julia Teresa Bruch, do 2º ano, e Michelle Flohr e Vinicius Petry de Araújo, ambos do 3º ano.
O grupo está levando tão a sério a missão, que a função legisladora está seduzindo os alunos. Shayla Moretti, por exemplo, diz que dentro dos planos para o futuro que a espera não pode deixar de descartar o caminho da política. “É uma responsabilidade muito grande, mas pelas palestras que tivemos pude melhorar a visão que eu tinha do mundo político. E não posso descartar esta possibilidade”.
Também ansiosa com a oportunidade de poder mostrar as cidades para o Estado, Larissa está se dedicando com os colegas à produção de vídeo, camisetas e folderes sobre o projeto. Ela disse que o grupo está contando até mesmo com ajuda profissional para o trabalho. O professor Gilberto diz que é modéstia dos alunos, pois eles estão sendo bem profissionais em toda a produção e a ajuda profissional não é na criação, mas apenas na assessoria técnica na realização do vídeo.
Michelle Flohr lembra que além da integração com colegas de outras turmas, o projeto também está sendo compartilhado com os demais alunos da escola e proporcionando novos conhecimentos ao grupo por meio das pesquisas realizadas. A mesma opinião é compartilhada por Julia Bruch, para quem as ideias ficaram muito mais claras. Ela também aguarda o desdobramento e a concretização da proposta e diz que se sente preparada para apresentar o projeto na AL.
Para Vinicius, o projeto está sendo interessante porque proporciona às pessoas conhecerem também as reais funções de um deputado e de um vereador, já que as pessoas costumam se confundir, além de incentivar os jovens. “As pessoas costumam dizer que não gostam de política apenas por falar, mas é importante conhecer e saber discernir as boas propostas”.
A apresentação dos alunos do Colégio Evangélico Jaraguá na Assembleia Legislativa será transmitida pela TV Assembleia, que aqui na região passa pela TV Câmara, canal 27, ou ainda pelo site da Câmara: www.jaraguadosul.sc.leg.br.

[b]QUEM SÃO OS ALUNOS PARTICIPANTES DO JOVEM PARLAMENTAR:[/b]

• BARBARA FENDRICH
• BEATRIZ CLAAS
• BRUNA LUANA HORNBURG
• CAROLINE LAURETT DE SOUZA
• DANDARA SBORS
• ERIKSSON MATEUS TOMASELLI
• HERMANN AUGUSTO JAHN
• HOWARD HUGH BERNS HEINECK
• JULIA TERESA BRUCH
• KIMBERLY GONÇALVES DA SILVA
• LARISSA ISABELLE JARSCHEL
• MICHELLE CRISTINA FLOHR
• PABLO MAFFEZZOLLI DOS REIS
• PAULO AFFONSO DE FREITAS MELRO NETO
• SHAYLA TALITA MORETTI
• VINÍCIUS PETRY DE ARAÚJO

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP