Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FRANCISCO ALVES COBRA ESTUDO MAIS EFETIVO SOBRE TREMORES

COMPARTILHE

Procurado por moradores do bairro Vila Lenzi preocupados com os abalos sentidos no final do mês passado em pelo menos quatro ruas, o vereador Francisco Alves (PT) cobrou, na sessão da última quinta-feira (8), a execução dos pedidos feitos na indicação nº 422/2010, que pede a vinda de uma equipe de geólogos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Que seja agilizada a contratação e a vinda destes técnicos, pois as coisas na prática não funcionam”, raciocinou.
O líder de governo, vereador Ademar Possamai (DEM), disse que havia conversado com o coordenador da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Jair Alquini, sobre a questão e ele havia relatado que os técnicos da UFPR já haviam visitado a região da Vila Lenzi. Possamai comentou, ainda, que um sismógrafo foi instalado em Jaraguá do Sul para monitorar novos tremores.
Porém, Jair Alquini explicou que o monitoramento dos abalos em Jaraguá do Sul são feitos pelo sismógrafo instalado na Hidrelétrica Salto Pilão, em Ibirama. Segundo ele, o equipamento não registrou abalos na Vila Lenzi ou na região, como no caso da Tifa Theilacker, no bairro Três Rios do Norte, em que dois abalos atingiram o nível 2 da chamada Escala Richter. Quanto à vinda dos técnicos, o coordenador da Defesa Civil disse que eles fariam uma vistoria nesta sexta-feira (9) e devem retornar na próxima semana.
Alquini adiantou que a Prefeitura tentará fazer uma parceria com as universidades federais da região para estudar o caso mais a fundo. “Eles farão o reconhecimento da área na Vila Lenzi. Estamos tentando fazer uma parceria com a UFPR ou com a Universidade Federal de Santa Catarina para que estudantes façam um trabalho de conclusão de curso sobre os abalos nesta região”, afirmou.

Acessar o conteúdo