Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador propõe campanha “Ciclista seja vivo”

COMPARTILHE

DSC08019O vereador José Osório de Ávila sugere a realização de uma campanha municipal intitulada “Ciclista seja vivo”. A intenção foi apresentada através de um requerimento, acompanhado de uma minuta de projeto, aprovado na sessão desta quinta-feira, 24.

A sugestão do parlamentar é a realização de uma campanha anual para a prevenção de acidentes de trânsito. De caráter educativo e informativo, a iniciativa consiste na distribuição gratuita de panfletos ou cartilhas contendo, obrigatoriamente, todas as normas relativas ao trânsito que incidam sobre o ciclismo, bem como as respectivas penalidades.

Ainda segundo a proposta, a campanha deve integrar o calendário oficial e eventos do município. A Prefeitura poderá inclusive firmar parcerias ou convênio com entidades, órgãos públicos e privados, para a execução da iniciativa.

Para contribuir e explicar sobre a motivação para a iniciativa, o presidente da Câmara convidou o profissional de educação física e ciclista Rogério Müller. Ele relatou as dificuldades vivenciadas pelos atletas para fazer seus treinos nas ruas do município. “Morei em dez cidades, menores e maiores, e me assusta a maneira como o ciclista é tratado no trânsito de Jaraguá do Sul”, desabafou.

Müller revelou que demorou seis meses para deixar seu filho fazer do ciclismo sua modalidade esportiva devido a falta de segurança. Na avaliação dele, não somente os motoristas, mas os próprios ciclistas precisam ser educados para o trânsito. “Ele deve entender que faz parte do trânsito”, comentou.

O profissional elogiou a implantação das ciclofaixas no centro da cidade, mas entende que a conscientização da sociedade deve ser o primeiro passo. Segundo ele, a sensação é de que os motoristas ficaram com raiva dos ciclistas, pelo estreitamento das pistas e a diminuição nas vagas de estacionamento decorrentes da medida.

Outro dado apresentado por ele é de que, mesmo com as ciclofaixas, o número de acidentes envolvendo os usuários de bikes aumentou este ano. Segundo ele, 13 dos 15 atletas da cidade sofreram algum tipo de acidente. Para mudar as estatísticas, ele avaliza a iniciativa do vereador José Osório de Ávila e pede apoio das autoridades na implantação da campanha, e também da sociedade para uma nova cultura no trânsito de Jaraguá do Sul.

 

Acessar o conteúdo