
Ávila lembra que os ciclistas, juntamente com os motociclistas, são os que apresentam elevados índices de acidentalidade no trânsito, com evidente vulnerabilidade frente aos veículos automotores. Contraditoriamente, são eles que mais apresentam condutas inadequadas e contrárias às regras de trânsito. “Grande parte dos ciclistas por não terem conhecimento sobre as normas de trânsito acabam andando na contramão ou em locais proibidos para bicicletas, provocando, muitas vezes, acidentes graves”, lembrou.
A campanha se propõe justamente a minimizar a falta de informação. Através da distribuição de folhetos e cartilhas, o vereador busca contribuir na mudança de comportamentos e na diminuição das perdas de vidas do trânsito. Ainda segundo a proposta, ela deve integrar o calendário oficial de eventos do município. A Prefeitura poderá inclusive firmar parcerias ou convênio com entidades, órgãos públicos e privados, para a execução da iniciativa.
Na reunião desta manhã, o vereador também solicitou a recuperação das ciclovias existentes e uma rigorosa fiscalização para que elas não sejam obstruídas, impedindo a passagem dos ciclistas e levando-os a disputar espaço com os carros na pista de rolamento.