Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador homenageia Arduino Piccoli com nome de rua

COMPARTILHE

IMG_7589Os vereadores aprovaram em 2ª votação, na sessão de ontem, 02, o projeto de Lei nº 167/2014, de autoria do vereador Jair Pedri, que denomina a Servidão nº 502, localizada no bairro Baependi, de Arduino Piccoli. Segundo o parlamentar, busca homenagear uma pessoa com envolvimento social, exemplo de honestidade, trabalho e amor a família.

Na tribuna, Jair Pedri contou a história do homenageado que nasceu em 20 de dezembro de 1920, em Jaraguá do Sul. Enquanto criança, trabalhou com os pais na lavoura e aos 8 anos ingressou na escola fundamental organizada por seu pai, Alexandre Piccoli.

Aos 19 anos, Arduino deixou a lavoura para trabalhar como auxiliar de pedreiro. Sua primeira obra foi a construção da casa do próprio pai, realizando assim um sonho da família. Na primeira noite na casa nova, o patriarca faleceu.

Aos 21 anos, serviu o Exército no Rio de Janeiro e ao retornar a cidade, tornou-se carpinteiro. Em 1950 casou com Hilda Leithold Piccoli com quem teve dois filhos Valburgues Salete e Valmor José Piccoli. “Com muito esforço, ele conseguiu comprar uma lixadeira de assoalhos e assim conquistou muitos clientes e ficou conhecido como Piccoli lixador”, contou o vereador, explicando que o homenageado prestou serviços para o Colégio São Luís, Hospital São José e para o Seminário de Corupá.
Por mais de uma década, Arduino e sua esposa participaram ativamente do grupo de Idosos Zélia Schmitt Haffermann. Ele faleceu em 19 de abril de 2011, aos 90 anos.

Acessar o conteúdo