Projetos que denominam vias no Rio da Luz são aprovados

O vereador Jair Pedri (PSDB) é autor de três Projetos de Lei que denominam ruas no bairro Rio da Luz, em Jaraguá do Sul. As matérias foram aprovadas em segunda votação.
O Projeto de Lei Nº 96/2015, que dá nome à Rua 1319 de Ralf Duwe recebeu 08 votos. Em sua defesa, Pedri ressaltou que o homenageado nasceu no dia 15 de janeiro de 1952, filho de Eurico Duwe e Ana Heise Duwe. “Possuía uma loja no bairro Rio da Luz e era uma pessoa bem quista por todos da comunidade. Seu comércio abastecia a região com vários produtos alimentícios, portanto os moradores locais tinham ele como referência, tanto comercial como pessoal”, discorreu o vereador. Pedri enalteceu ainda que ele sempre foi participativo nos eventos do bairro e para muitos, era um conselheiro nas horas difíceis. “Ralf faleceu em três de agosto de 2005, deixando muita saudade a toda a comunidade”, lembrou.
Também no Rio da Luz, a Rua 1321 passará a ser conhecida como Alfredo Büttgen. Sobre Alfredo, o vereador proponente disse que era proprietário do terreno onde hoje está localizado o Loteamento que receberá o seu nome. “Nesta área, ele construiu um engenho para produzir muss, melado, cachaça e outros produtos derivados da cana de açúcar. Era pessoa importante na comunidade e ajudou na fundação das comunidades da região, sendo presidente da Sociedade Recreativa Rio da Luz, Salão Barg e do Grêmio Esportivo Cruz de Malta”, externou. Ainda de acordo com Jair Pedri, Alfredo Büttgen foi filho de Augusto Büttgen e maria Zotoz Büttgen. Era agricultor e casado com Irene Müller Büttgen. Teve dois filho, Edvino e Lourdes e era natural do bairro Rio da Luz.
Outro projeto aprovado com sete votos foi o 175/2015, que denomina a via pública 1320 de Ingrid Kreutzfeldt Duwe. O vereador lembrou que “Ingrid Duwe foi filha de Ricardo Kreützfeldt e Erna Krenke , nascida na cidade de Jaraguá do Sul em 28 de março de 1938. Casou-se com Ademar Duwe em 25 de março de 1961 e teve como filhos Ademir Duwe e Diter Duwe. Ela era uma mulher dinâmica e visionária como o esposo, ambos fundaram o frigorífico Frilusa, posteriormente Seara”.
Dona Ingrid, de acordo com Pedri, era mãe com princípios cristãos. Educou seus filhos para sempre procurar o bem sem ver a quem. Sempre disposta, procurava de todas as formas trabalhar em prol da comunidade Rio da Luz e a todos os clubes de mães que fosse possível. “Seu esposo, Ademar Duwe, sempre ativo na sociedade do bairro e também do município, foi deputado estadual em 86 e 87, vice-prefeito em 88 e 89, exercendo por alguns momentos o cargo de prefeito, no qual dava o título carinhoso para sua esposa, de ‘minha primeira dama’. A Rua 1320, que denominaremos de Ingrid Duwe, está localizada em terras que eram dela e de seu esposo, posteriormente loteadas por eles”, relembrou.
Segundo o vereador Jair Pedri, “esta homenagem se dá a uma mulher que nunca mediu esforços para o bem de todos. Não somente no bairro onde residia, mas sim por toda Jaraguá do Sul. Dona Ingrid veio a falecer em 17 de agosto de 2014, deixando enlutado não somente seu esposo, filhos, netos e parentes, mas toda comunidade jaraguaense”.