Moção repudia declarações de deputado federal

Vereador Francisco Alves (PT)

O vereador Francisco Alves teve aprovada moção de repúdio pelo discurso do deputado federal Jair Bolsonaro. Segundo o vereador, em programa de TV, o parlamentar fez “apologias à violência contra crianças, ao racismo e à discriminação contra as mulheres”.

O vereador reproduziu trechos das falas do deputado. “O filho começa a ficar assim, meio gayzinho leva um coro, ele muda o comportamento dele. Olha, eu vejo muita gente por aí por aí dizendo: ainda bem que eu levei umas palmadas, meu pai me ensinou a ser homem”.

Segundo Alves, o discurso também discrimina os cotistas. “Todos sabem que a maioria destes cotistas são negros. Ora, se existe a questão das cotas, é porque algo não estava correto. Se todos tivessem a mesma oportunidade, não precisavam ser criadas as leis”, disse o vereador.

“Na qualidade de militante do movimento negro há dez anos, como defensor da sociedade e dos menos favorecidos, não posso me calar diante destes pronunciamentos”, declarou, acrescentando que o mesmo deputado, para se eleger, recebeu votos de milhares de pessoas de diferentes grupos sociais. “E mesmo que os votos que elegeram tal deputado tivessem vindo apenas de um grupo ético-social”, continuou, informando que a moção segue para o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.