Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores reivindicam ampliação de horários de ônibus

COMPARTILHE

Em agosto de 2021, a Prefeitura de Jaraguá do Sul implantou o novo sistema de transporte público coletivo no município. Algumas mudanças foram promovidas, mas a principal ocorreu no preço da passagem: o bilhete antecipado passou de R$ 4,60 para R$ 3,94 e o valor daquele comprado na hora do embarque passou de R$ 5 para R$ 4,50. Porém, para baratear a passagem, os itinerários também foram diminuídos.

Em sessão nesta terça-feira (15) na Câmara Municipal, os vereadores Nina Santin Camello (Progressistas) e Osmair Gadotti (MDB) fizeram uma moção de apelo pela retomada de linhas dos ônibus em horários noturnos, nos finais de semana e nos feriados. Segundo os parlamentares, a redução dos itinerários deixou muitos usuários desassistidos, principalmente os trabalhadores. Eles relatam que muitas empresas os procuraram para expor o problema e os transtornos causados com a falta de transporte para os seus funcionários. Muitos deles não têm veículo próprio para realizar o deslocamento, nem condição financeira para pegar táxi ou aplicativo privado.

Os autores da moção argumentam que o transporte público é uma atividade essencial e um direito social previsto na Constituição Federal. Gadotti reconhece que esta é uma equação difícil de ser resolvida, mas acredita que as partes podem chegar a um denominador comum se for feito um estudo para considerar a quilometragem e os horários a fim de diferenciar os valores das passagens e assim tornar viável a circulação de ônibus nesses horários.

“Precisamos de um transporte digno para a população. É um direito da população”, argumenta Nina.

A moção de apelo foi aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira (15) na Câmara de Vereadores e enviada ao Executivo para conhecimento da reivindicação.

 

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 15/02/2021

Acessar o conteúdo