Na sessão desta quinta-feira (8) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores jaraguaenses aprovaram uma indicação que sugere ao Executivo Municipal a implantação de serviços de propaganda no Saco Verde. A matéria é de autoria dos vereadores Rodrigo Livramento e Sirley Schappo, ambos do Novo, e a intenção dela é que as publicidades de empresas da cidade possam patrocinar o custo que os sacos têm para a Prefeitura.
Os parlamentares ressaltam que, atualmente, o Saco Verde é distribuído gratuitamente pelo Município, custando aos cofres públicos no ano de 2022 o valor de R$ 1,44 milhão, conforme o edital n° 128/2021.
“Com a possibilidade de exploração dos sacos verdes através das marcas de empresas, na forma de patrocínio/publicidade, o Poder Público economizaria uma boa parte dessa despesa”, explicam.
Para Livramento, essa já é uma privatização do Saco Verde e lembra que os itens já possuem publicidades da própria Prefeitura, do Samae e da Fujama. “Assim como as padarias colocam propagandas em saquinhos de pães, nós poderíamos fazer a mesma coisa com os sacos verdes e ter esse custo abatido proporcionalmente”, ilustrou.
O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) fez coro à ideia e destacou que essa é uma forma de, ao mesmo tempo, valorizar empresas, diminuir custos para o Executivo e preservar o meio ambiente, já que os sacos verdes são utilizados para coletar materiais recicláveis. Todavia, ele lembra que antes da implantação do Programa Saco Verde, os custos para levar o material até o aterro sanitário de Mafra-SC eram muito maiores e a iniciativa trouxe uma economia considerável para os cofres públicos municipais.
A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.
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