Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Apelo por gratuidade no transporte público para transtornos mentais

COMPARTILHE

Na sessão desta terça-feira (11), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma moção de autoria da vereadora Nina Santin Camello (PP), que visa a implementação da gratuidade do transporte público para pessoas com transtornos mentais em tratamento regular e intensivo na rede pública de saúde da cidade.

A moção ressalta a crescente incidência de transtornos mentais na sociedade e a necessidade de o poder público oferecer suporte e assistência adequados a essas pessoas. De acordo com a justificativa apresentada pela vereadora, muitos pacientes que necessitam de tratamento especializado no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) enfrentam dificuldades financeiras para se deslocarem até o local. Ela adverte que a falta de recursos para o transporte pode prejudicar o acesso ao atendimento e comprometer a continuidade do tratamento, o que impacta negativamente a recuperação desses indivíduos.

A texto da moção ainda destaca a responsabilidade do Poder Público em disponibilizar atendimento, tratamento e reabilitação às pessoas com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes. Além disso, ressalta que a implementação da gratuidade do transporte coletivo para os pacientes seria uma medida concreta e efetiva na promoção da saúde mental e na inclusão dessas pessoas na sociedade.

“Recebemos pedidos de munícipes que não conseguem dar continuidade no tratamento no CAPS pois, além de todo processo delicado em lidar com o transtorno mental, ainda tem esse gasto excedente com o transporte coletivo. É necessário um esforço do governo municipal para enfrentar esse problema, ampliando o acesso aos serviços de saúde mental”, frisou Nina.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao prefeito Jair Franzner e ao secretário de Saúde, Alceu Moretti, para que tomem ciência do apelo.

Acessar o conteúdo