Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara Municipal apela por reajuste salarial dos servidores públicos

COMPARTILHE

Na sessão desta quinta-feira (1°) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de apelo à Prefeitura jaraguaense para que seja implementado um reajuste salarial para os servidores públicos do município. A matéria conta com o apoio de dez parlamentares.

A iniciativa baseia-se em diversos fatores que foram considerados. Em primeiro lugar, a persistência e elevação da inflação ao consumidor, refletindo uma alta dos preços que tem impactado diretamente no poder de compra dos cidadãos. A moção ressalta que, de acordo com as projeções, a inflação para o ano de 2024 está calculada em 3,90%, com expectativas de aumento para o IPCA em 2025 e 2026 mantidas em 3,50%, conforme dados do Boletim Focus de 8 de janeiro.

Os vereadores também enfatizaram a garantia constitucional da revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos. Além disso, destacaram que diversos municípios em todo o país estão mobilizando esforços para assegurar a equiparação salarial de seus servidores, respeitando os prazos estabelecidos por lei, especialmente em virtude do calendário eleitoral.

Mesmo reconhecendo os desafios econômicos decorrentes da crise epidêmica de Covid-19, os vereadores ressaltaram que a saúde financeira do município se encontra equilibrada. No entanto, alertaram para a persistência da elevação nos preços dos produtos e insumos, exemplificando que itens essenciais como arroz e gasolina aumentaram em cerca de 40% em um ano, enquanto o botijão de gás teve um aumento de aproximadamente 29%.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do apelo.

Acessar o conteúdo