A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou na sessão de terça-feira (10 de março) moção solicitando que seja enviado apelo em nome da Casa ao secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão do Estado de Santa Catarina, Ronaldo Benedet, aos deputados estaduais e à prefeita Cecília Konell, apelando pela implantação da Delegacia Regional da Mulher na cidade.
A solicitação partiu da vereadora Natália Lúcia Petry (PSB), enfatizando que somente com a implantação desta delegacia poderá se dispor de mais mecanismos para a proteção da mulher. O pedido da vereadora aconteceu justamente na sessão em que a Câmara prestava uma homenagem às mulheres, onde a prefeita Cecília Konell, a juíza Patrícia Nolli e a própria vereadora foram homenageadas como representantes da participação feminina nos três poderes.
Na sessão, recheada com depoimentos de mulheres de diferentes segmentos da sociedade jaraguaense, o aumento da violência contra a mulher, derrubando os códigos elementares de conduta civilizada, foram enfatizados em diferentes momentos.
Como bem lembrou a juíza Patrícia Nolli, “não devemos segregar ou celebrar as minorias”, mesma opinião externada pela vereadora Natália ao lamentar que o crescimento econômico tenha trazido no seu encalço a violência que deixa marcas nas famílias, afetando as várias gerações e empobrecendo as comunidades. “Ela impede que as mulheres realizem as suas potencialidades, limita o crescimento econômico e compromete o desenvolvimento”, frisou.
Natália lembrou que as delegacias da Mulher vêm dando a sua contribuição para que estas rompam o silêncio e o círculo vicioso que as envolvem, oferecendo-lhes não só espaço físico adequado e atendimento qualificado, mas também a certeza de que seu direito à integridade física e moral tem amparo legal.
O vereador Jaime Negherbon (PMDB) enfatizou que na legislatura passada esteve por várias vezes em Florianópolis pedindo a instalação da delegacia. “É lamentável que outros municípios com bem menos habitantes tenham sido contemplados e Jaraguá não”, destacou, lembrando que até mesmo uma área já havia sido destinada para o órgão. O vereador Ademar Possamai (DEM) informou que o programa de governo da prefeita Cecília também prevê trazer a Delegacia da Mulher para Jaraguá do Sul.
“Com certeza é uma moção importante, apesar da Lei da Maria da Penha e do trabalho da polícia, a DP é necessária”, destacou o vereador Justino da Luz (PT), ao enfatizar que a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (Comdim), a advogada Silvana Passold, está se mobilizando para reunir lideranças políticas e empresariais do município em um abaixo-assinado para forçar o governo a ter um empenho maior nesta causa. Silvana pretende reunir pelo menos 25 mil assinaturas para serem entregues ao governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) no mês de maio.
Institucional
Vereadores
Comissões
Legislação
Ouvidoria e SIC
Transparência
Sala de Imprensa