A Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul reafirmou seu compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade ao intensificar suas ações voltadas ao fortalecimento da Educação Especial no município. Nos dias 28 e 29 de abril, os parlamentares cumpriram uma extensa agenda dedicada a essa pauta fundamental para o desenvolvimento educacional da cidade.
O presidente da Comissão, vereador Professor Fernando Alflen (PL), o vice-presidente Delegado Mioto (União) e a vereadora Sirley Schappo (Novo) participaram da inauguração e ampliação das instalações da APAE de Jaraguá do Sul. A visita institucional contou ainda com a presença da presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Jeane Rauh Probst Leite. Durante o evento, os participantes conheceram a nova estrutura da entidade, que passou a contar com ambientes mais adequados e serviços ampliados para atender com mais qualidade os alunos com deficiência.
Além da visita à APAE, os vereadores e representantes da FCEE discutiram futuras parcerias para fortalecer a rede de apoio à Educação Especial no município. A proposta é ampliar os atendimentos especializados e integrar os esforços entre poder público e instituições especializadas.
“Como presidente da Comissão de Educação da Câmara de Jaraguá do Sul, reafirmo nosso compromisso com a Educação Especial Inclusiva. Estamos trabalhando para garantir formação adequada aos profissionais, apoio técnico e políticas públicas que promovam uma educação inclusiva e de qualidade para todos”, ressaltou Fernando Alflen.
Outro destaque da agenda foi a reunião promovida pela Comissão de Educação com os demais vereadores do Legislativo Municipal, que teve como objetivo discutir políticas públicas para a área. Durante o encontro, foram avaliados projetos e apresentadas propostas de apoio institucional da FCEE às iniciativas locais. A presença de Jeane reforçou o interesse da Fundação em colaborar ativamente com ações que promovam a inclusão e melhorem a qualidade do ensino.
A programação incluiu ainda uma reunião com a secretária municipal de Educação, professora Iraci Müller. Na ocasião, foi feito um diagnóstico da atual situação da Educação Especial na rede municipal, além do planejamento de ações integradas com a FCEE. Também foram discutidas questões como a formação continuada dos profissionais da área, a disponibilização de recursos pedagógicos e o apoio técnico especializado às escolas.
As iniciativas reforçam o comprometimento da Comissão de Educação com a melhoria contínua do atendimento aos alunos com deficiência, fortalecendo os vínculos entre o poder público, instituições especializadas e a sociedade civil. A Câmara de Vereadores segue atuante na defesa de uma educação verdadeiramente inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.