Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores aprovam moção por atendimento 24h em duas UBS da cidade

COMPARTILHE

Na sessão desta quinta-feira (8), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma moção de apelo de autoria do vereador Cani (PL), que solicita à Prefeitura o estudo e a viabilização da ampliação do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Aroldo Schulz e Wolfgang Weege. O objetivo é transformá-las em unidades de atendimento de baixa complexidade com funcionamento 24 horas, inclusive aos sábados e domingos.

A iniciativa surge em meio à crescente sobrecarga dos hospitais do município, que enfrentam uma alta demanda por atendimentos, não apenas da população local, mas também de moradores de cidades vizinhas. O vereador destacou a insuficiência de médicos e equipes de saúde para suprir essa demanda, especialmente nos fins de semana, agravando ainda mais o cenário da saúde pública.

A moção ressalta que muitos dos atendimentos realizados atualmente nos hospitais são de baixa complexidade e poderiam ser realizados em UBS bem estruturadas, o que permitiria uma descentralização dos serviços, redução de filas e maior agilidade no atendimento à população.

Segundo Cani, as UBS Aroldo Schulz, no bairro Czerniewicz, e Wolfgang Weege, na Barra do Rio Cerro, já possuem estrutura física adequada para essa ampliação. A proposta visa proporcionar um acesso mais eficiente à saúde básica nos bairros, desafogando os hospitais e garantindo melhor atendimento à população.

Além desta moção, também foi aprovada outra proposta de apelo relacionada à saúde, sugerindo a readequação temporária do Centro de Atendimento à Dengue para que funcione como unidade de atendimento de baixa complexidade, com funcionamento estendido aos sábados, domingos e 24 horas por dia. A justificativa leva em conta a sobrecarga hospitalar e o fato de que o espaço já dispõe de estrutura que pode ser otimizada para oferecer suporte imediato à população em atendimentos menos urgentes.

O documento argumenta que essa adaptação representaria um investimento estratégico, ao utilizar estruturas já existentes e aliviar a pressão sobre os prontos atendimentos e hospitais. Também destaca que muitos cidadãos enfrentam longos tempos de espera para atendimentos simples, sobretudo nos fins de semana, quando os serviços são mais escassos.

Ambas as moções foram encaminhadas ao prefeito Jair Franzner e ao secretário municipal de Saúde, Rogério Luiz da Silva, com o objetivo de que sejam realizados estudos e adotadas providências para a implementação dessas medidas que visam melhorar significativamente o acesso da população aos serviços de saúde em Jaraguá do Sul.

Ir para o conteúdo