Na sessão dessa quarta-feira (14), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul aprovaram um requerimento que solicita informações à secretária municipal de educação Iraci Müller sobre o afastamento de professores da rede municipal por longos períodos e como a reposição dos profissionais é realizada.
O texto, de autoria da presidente da casa mirim, vereadora Isabelly da Silveira, da E.M.E.B. Marcos Emilio Verbinnen, também expressa diversas preocupações em relação aos procedimentos. Ela sublinha que a ausência dos profissionais titulares compromete o planejamento pedagógico, o cumprimento do ano letivo e sobrecarrega os demais professores e os substitutos.
Os questionamentos feitos pela parlamentar pedem informações sobre os procedimentos adotados para reposição de professores que estão em tratamento de saúde, a existência de um banco de profissionais para atuar nessas situações, a previsão de novas contratações e quais medidas estão sendo planejadas para esses casos pela pasta.
“É fundamental obter informações sobre os procedimentos e estratégias utilizadas para minimizar os impactos dessas ausências, garantindo o adequado funcionamento das escolas da rede municipal”, justifica a autora da proposta.
Agora, o documento depende da resposta da Secretaria da Educação do município para apreciação do Plenário Mirim.