Vereadores também discutiram melhorias em vias, áreas públicas e trajetos para alunos e estudantes de novas escolas da cidade
Na manhã dessa quarta-feira (14), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul se reuniram para sua 4ª Sessão Ordinária. Os trabalhos, que aconteceram no Plenário Victor Bauer, na sede do legislativo jaraguaense, também contaram com a presença de 30 alunos do 6º ano da EEB Euclides da Cunha.
Na pauta, estiveram duas indicações e dois requerimentos. A primeira indicação, aprovada pelos mirins, pede à Prefeitura Municipal a pavimentação e a instalação de um redutor de velocidade na rua Maria Nanete Menel, no bairro Estrada Nova. O texto é de autoria da presidente da casa, a vereadora mirim Isabelly da Silveira. A autora garante que as ações diminuirão transtornos e contribuirão para a qualidade de vida da população que reside na via.
Já o segundo documento, também aprovado durante a sessão, é de autoria da vereadora Aleksandra Ribeiro de Oliveira, e pede a ampliação da área de lazer da rua 1310 Eugênio Müller, no bairro Rio da Luz. Ela cita motivos como a promoção de atividades físicas e o incentivo ao convívio em comunidade como justificativas para o pedido ao Executivo.
Professores afastados na rede pública municipal
Nas votações, esteve um requerimento que pede informações sobre o afastamento de professores da rede pública do município e os procedimentos que a Secretaria de Educação utiliza para contratar e direcionar substitutos. O texto, enviado à secretária Iraci Müller e de autoria da vereadora mirim Isabelly da Silveira, faz diversos questionamentos sobre a existência de um banco de reposição de professores com licença médica, a previsão de novas contratações e as ações que estão sendo planejadas pela secretaria.
“A falta de docentes substitutos compromete a qualidade do ensino, prejudica o aprendizado dos alunos e pode sobrecarregar os demais profissionais da unidade escolar”, justifica a autora. Além disso, ela sublinha a importância das respostas para minimizar o impacto das ausências, em especial, para o cumprimento do ano letivo.
Fila para reconstrução mamária
Outro requerimento aprovado pelos mirins pede ao secretário de saúde Rogério Luiz da Silva informações sobre a fila para o procedimento de reconstrução mamária para mulheres que passaram por mastectomia, uma operação para prevenção ao câncer de mama. A matéria é de autoria da vereadora Laura Güths e, no texto, ela cita diversas leis federais que garantem o acesso ao procedimento às pacientes por meio do SUS, o Sistema Único de Saúde.
“Considerando a importância do procedimento na restauração da autoestima, qualidade de vida e dignidade das mulheres, torna-se fundamental obter dados atualizados sobre o número de pacientes em espera, o tempo médio de atendimento e a capacidade de resposta da rede pública local”, garante a vereadora. Dados sobre o tempo médio de espera, a estrutura do município para oferecer esse tipo de operação e os convênios firmados com hospitais e clínicas são alguns dos pedidos do requerimento enviado à pasta.
Palavra Livre
A vereadora mirim Clara Lafin, da E.E.B. Euclides da Cunha, relatou a história de sua unidade escolar, localizada no bairro Nereu Ramos, cujos alunos do 6º ano estiveram na Sessão. Na fala, ela também lembrou a trajetória do escritor, professor, poeta, jornalista e engenheiro que hoje dá nome à Escola. Os representantes da E.E.B. receberam o certificado de participação durante a sessão dessa quarta-feira.
Em seguida, a vereadora Yasmin Camili Correia, da E.M.E.B. Machado de Assis, comentou a visita feita pelos vereadores mirins ao gabinete do Prefeito Jair Franzner, que ocorreu na última quarta, dia 7. “Com as respostas e as perguntas, conseguimos saber um pouco mais sobre o nosso prefeito e também saber de projetos futuros para a cidade”, garantiu Yasmin.
Novo acesso a EMEB Frei Aurélio Stulzer
A vereadora mirim Mellany Tauani Correa Liscano, da E.M.E.B Machado de Assis, comentou a construção de uma nova rua no bairro João Pessoa para os alunos da E.M.E.B. Frei Aurélio Stulzer, inaugurada recentemente. Ao relatar que muitos alunos foram rematriculados para a nova unidade escolar, eles tinham de fazer um trajeto perigoso, com mato alto, mínima segurança, possível exposição a animais silvestres e presença de água parada. Por fim, ela agradeceu ao vereador Cani (PL), presente à sessão, que auxiliou na viabilização da nova rua que dá acesso à unidade escolar.
Por fim, a vereadora Clara Lafin relatou as ações da Associação Desportiva de Voleibol de Jaraguá do Sul e o vereador Luigi Konell, da E.E.B. Valdete Inês Piazera Zindars, pediu que os cidadãos prestassem atenção à desigualdade social e ao racismo na sociedade atual no marco dos 137 anos da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, que libertou os escravos no Brasil Imperial.