Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador mirim alerta contra discriminação e racismo nos 137 anos da Lei Áurea

COMPARTILHE

Durante a sessão mirim dessa quarta-feira (14), o vereador Luigi Vincenzo Konell Luisi, da E.E.B. Valdete Inês Piazera Zindars, comentou a comemoração dos 137 anos da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, que aboliu a escravatura no Brasil Imperial no dia 13 de maio de 1888.

“Mas nós não podemos olhar para essa data como uma simples celebração. Nós devemos vê-la como um chamado para reflexão”, advertiu Luigi. “Afinal, a abolição da escravidão não significou liberdade plena. Milhares de pessoas negras foram libertadas sem qualquer apoio”.

Ele comentou que o advento da lei não garantiu suporte para os libertos, que não possuíam terras, empregos ou direitos básicos garantidos, levando-os à margem da sociedade. Luigi também alertou que a desigualdade social e o racismo são marcas atuais na sociedade moderna que ressoam os problemas e desafios sofridos pelos escravos no passado.

“O dia 13 de maio não pode ser só uma lembrança do que foi feito, mas também um lembrete do que ainda falta fazer. (…) A liberdade não está apenas no papel, mas nas atitudes, nas políticas públicas e no combate diário ao preconceito”, finalizou o jovem parlamentar.

Ir para o conteúdo