Na sessão desta quinta-feira (15), a vereadora Sirley Schapo (Novo) apresentou nova indicação à Câmara Municipal de Jaraguá do Sul solicitando que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Assistência Social, implemente a oficina “Masculinidades” em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A proposta já havia sido formalizada em 2023, por meio da indicação nº 639/2023, mas não foi levada adiante pela Prefeitura.
Atualmente, a oficina funciona apenas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), voltada exclusivamente a homens envolvidos em situações de violência já configuradas, geralmente encaminhados pelo Conselho Tutelar, CRAS ou canais como o Disque 100. A atividade consiste em escutas individuais e encontros em grupo, com até 25 participantes, que discutem de forma reflexiva os padrões culturais ligados à masculinidade e ao comportamento agressivo.
A nova indicação retoma o pedido original com ênfase no caráter preventivo da proposta. A vereadora defende que, ao ser oferecida nos CRAS, a oficina poderá alcançar homens antes do envolvimento em situações de violência, atuando na origem do problema. A experiência já aplicada no CRAS do bairro Ribeirão Cavalo, anos atrás, serviu como referência para a sugestão de expansão.
A proposta surgiu como desdobramento da audiência pública realizada em agosto de 2023 na Câmara, com o tema “Combate à Violência contra a Mulher em Jaraguá do Sul”. O encontro resultou na criação de uma comissão voltada à formulação de políticas públicas para o enfrentamento da violência de gênero. Entre as recomendações da comissão, a ampliação da oficina “Masculinidades” foi uma das medidas destacadas como essenciais.
A vereadora comentou a audiência e o tema na Palavra Livre durante a sessão e a realização de uma futura audiência pública que tratará sobre o combate à violência contra a mulher em agosto. “A situação está calamitante. Como eu já disse dias atrás, as mulheres estão aprendendo a dizer não, estão aprendendo a fazer o boletim de ocorrência, mas (…) precisamos fazer alguma coisa para anteceder o boletim de ocorrência”, frisou a parlamentar. Na tribuna, ela pediu a atenção do Executivo para ações concretas e urgentes para diminuição de casos de violência contra a mulher em vista da falta de ações tomadas depois da audiência pública de 2023.
A oficina propõe um espaço de diálogo sobre os papéis masculinos na sociedade atual, com o objetivo de desconstruir estereótipos autoritários e promover relações baseadas no respeito, na equidade de gênero e na saúde emocional. Sirley reforçou que comportamentos violentos muitas vezes têm origem em construções culturais que associam a masculinidade à dominação e à repressão dos sentimentos.
A importância de ações preventivas se torna ainda mais evidente diante dos dados alarmantes sobre violência contra a mulher. Em 2024, Santa Catarina registrou 51 feminicídios. Só nos primeiros quatro meses de 2025, já foram 14 casos. No mesmo período, mais de 8 mil medidas protetivas foram solicitadas no Estado. Jaraguá do Sul também já contabiliza um feminicídio neste ano, ocorrido em 1º de maio, quando uma jovem de 25 anos foi assassinada pelo companheiro no bairro Jaraguá 99.
Sirley concluiu solicitando que o Executivo avalie a viabilidade de institucionalizar a oficina como atividade permanente e regular nos CRAS do município, com frequência mensal, contribuindo para a construção de uma cultura de paz e prevenção à violência de gênero.