Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Compostagem como alternativa econômica sustentável é assunto na Câmara

COMPARTILHE

Durante a sessão desta terça-feira (20), a Câmara de Jaraguá do Sul recebeu Marcus Vinicius Bona Negri, historiador, educador ambiental e CEO do Composta Rua, serviço que oferece soluções de compostagem na cidade. Na tribuna, ele alertou os vereadores sobre a quantidade de lixo orgânico que é enviada a aterros e que poderia ser tratada e reutilizada como adubo.

Ele levou dados da AMVALI, a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, e do SAMAE, de 2013, que apontam que 52% do resíduo urbano gerado é orgânico e destinado a aterros, sendo que materiais recicláveis (30%) e rejeitos (18%) correspondem à outra metade.

“Vivemos em um momento em que os desafios ambientais não são mais uma preocupação distante. Eles estão na nossa porta, em nossas ruas e no nosso solo. E ainda estamos discutindo se é viável gerar renda a partir do lixo?”, questionou Marcus. Ele apontou que a gestão de resíduos orgânicos é possível em Jaraguá do Sul, que já possui uma forte estrutura para o tratamento do lixo reciclável.

Compostagem na redução de gastos

Negri apontou que a criação de adubo com o lixo orgânico pode representar uma solução para a agricultura brasileira, ainda dependente da importação de fertilizantes cotados em dólar, que gera um gasto na casa dos bilhões. “Isso é dinheiro que sai do nosso país para comprar insumos que seriam produzidos aqui mesmo, a partir dos resíduos orgânicos que hoje tratamos como lixo. Estamos literalmente enterrando oportunidades”, garantiu.

O educador ambiental também acrescentou que, nos últimos cinco anos, o Composta Rua processou mais de 150 toneladas de resíduos orgânicos na cidade, com um crescimento de 100% na capacidade de produção entre os últimos dois anos.

Educação em foco

Ele ainda apontou que soluções que parecem um “caminho fácil” podem representar um perigo para o meio ambiente. “Hoje, enfrentamos uma pressão intensa do lobby das incineradoras, que prometem transformar tudo em energia, mas esquecem de mencionar os custos ambientais e econômicos”, ao propor que as soluções de compostagem são simples, fáceis e comunitárias.

No entanto, essa proposta depende fortemente da educação e do envolvimento da comunidade para seu fortalecimento, tendo em vista visitas a escolas em Pomerode e Itapema. Por fim, ele motivou os vereadores a observarem com atenção os benefícios que a compostagem pode oferecer ao município.

Marcus Vinicius durante apresentação na tribuna
                                            Marcus Vinicius durante apresentação na tribuna
Ir para o conteúdo