Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pedido por cobertura em UBS e enrocamento de rio é feito na Câmara

COMPARTILHE

Na sessão dessa quinta-feira (22), o vereador Jonathan Reinke (União) utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul para levantar diversos apelos feitos para o Executivo. No primeiro deles, ele exibiu um vídeo da Unidade Básica de Saúde Renato Pradi (Caic), no bairro São Luís, em que diversos munícipes, à espera de atendimento, ficavam expostos à chuva durante a madrugada de quinta.

Ele relembrou uma indicação (nº 929/2025), já enviada à Prefeitura, que pede a instalação de parte da cobertura da unidade. Além disso, Reinke também comentou a colocação de um fluxograma em todas as UBSs do município, para que os pacientes possam entender as prioridades para o acolhimento de atendimentos médicos e emergenciais nas unidades.

Ele pediu orientação por parte do Executivo pois, como demonstrado pelo vídeo, muitos munícipes chegam durante a madrugada para serem atendidos.

“Precisa uma melhor comunicação da Secretaria da Saúde, uma melhor orientação que as pessoas têm um fluxo a ser seguido, conforme o vídeo, que é o fluxograma, que fala quem tem a prioridade e que não precisam chegar de madrugada, às três, quatro horas da manhã”, destacou Reinke.

A colocação do fluxograma também foi um pedido do parlamentar, feito em 2023 (Indicação nº 295).

Enrocamento na Tifa dos Húngaros

Em seguida, o vereador exibiu outro vídeo que mostra a situação das margens do rio Jaraguá na lateral da JGS 461 – Elsa Trapp Meier, próximo à cabeceira da ponte de acesso à JGS 459 – Emilia Wacholz Schweder, no bairro Jaraguá 84, também conhecido como Tifa dos Húngaros. Ele alertou para a erosão do local, que já havia sido sinalizada para a Defesa Civil.

O enrocamento consiste na colocação de rochas e pedras às margens de rios e canais para a proteção dos taludes, para evitar efeitos da erosão causados pelo fluxo d’água.

“Essa é a situação de hoje, que está muito pior, muito pior do que quando eu levei a Defesa Civil lá. Por isso (…) que a Defesa Civil deve ter sim essa resposta mais efetiva”, expôs Reinke.

“Daqui a pouco aquilo chega no asfalto, um carro cair lá, e, se vocês observarem no vídeo, a placa de trânsito do logradouro já caiu no rio”, declarou o vereador.

O procedimento é parte de uma indicação já enviada ao Executivo (nº 692/2025). Por fim, o parlamentar também apontou que essa é uma das últimas alternativas viáveis para melhorias, já que ele já tinha procurado outros órgãos do Poder Público para a procura de soluções.

Ir para o conteúdo