Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Libras no currículo das escolas municipais é tema de indicação

COMPARTILHE

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul teve em pauta na sessão desta terça-feira (1º) uma indicação de autoria do vereador Professor Fernando Alflen (PL), que solicita ao Poder Executivo a realização de estudos para incluir aulas ou cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo das escolas públicas da rede municipal de ensino. A proposta tem como objetivo promover inclusão, acessibilidade e respeito à diversidade linguística e comunicacional no ambiente escolar.

Na justificativa, o vereador destaca que o ensino de Libras desde a educação básica atende às diretrizes da legislação brasileira — especialmente a Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão. Para Alflen, além de garantir direitos, a medida representa um avanço pedagógico e social, construindo uma educação mais equitativa e sensível às necessidades dos estudantes surdos e de toda a comunidade escolar.

Segundo ele, ao ofertar Libras nas escolas municipais, Jaraguá do Sul contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, empáticos e preparados para viver em uma sociedade plural. A iniciativa também busca quebrar barreiras de comunicação e fortalecer o papel da escola como espaço de inclusão, acolhimento e valorização das diferenças.

O vereador pediu que o Executivo analise a proposta com atenção, ressaltando que a presença de Libras nas salas de aula é um passo essencial para o desenvolvimento de uma cidade mais justa, acessível e comprometida com os direitos de todos os seus cidadãos.

Ir para o conteúdo