Em um esforço para combater os elevados índices de violência contra a mulher no município, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou por unanimidade, na sessão de terça-feira (15), o projeto de resolução que cria o programa “Procuradoria da Mulher em Ação”. A iniciativa, que será executada pela Escola do Legislativo Professor Balduíno Raulino em parceria com a Procuradoria da Mulher, tem como foco principal a educação e a prevenção junto aos jovens.
O projeto é de autoria da vereadora e procuradora da Mulher, Professora Natália Lucia Petry (MDB), em conjunto com o presidente da Câmara, Almeida (MDB), e o vereador Delegado Mioto (União).
Em entrevista ao programa Pré-Sessão nesta quinta-feira (17), a vereadora Natália explicou que o programa será direcionado aos alunos dos 9º anos das escolas públicas e privadas de Jaraguá do Sul. A escolha desse público, segundo ela, é estratégica para promover mudanças comportamentais a longo prazo.
“Acreditamos que toda e qualquer ação de mudança de atitude deve ser tratada desde a infância, na escola, pois crianças e adolescentes são muito receptivos à mudança”, afirmou a parlamentar. “O objetivo é trabalhar a prevenção e a não cultura da violência. A médio e longo prazo, nós vamos ter adultos mais conscientes e mais respeitosos com as mulheres.”
A vereadora destacou que, apesar dos esforços, os índices de agressão e maus-tratos contra a mulher na cidade ainda são preocupantes. “Nós não podemos mais conviver com esse tipo de comportamento em nossa sociedade”, declarou.
Homens como aliados
A nova iniciativa se somará a outras ações da Procuradoria da Mulher, como campanhas de conscientização e audiências públicas. A vereadora adiantou que uma nova audiência será realizada em agosto para mobilizar toda a comunidade, e fez um apelo especial pela participação masculina.
“Essa não é uma pauta de mulheres, é uma pauta principalmente dos homens, que são os agressores. É uma minoria, mas que infelizmente afeta muitas famílias”, ressaltou Petry. “Precisamos que todos os homens que já têm a consciência de que a mulher deve ser tratada com respeito, valorização e dignidade nos ajudem a conscientizar aqueles que ainda acham que a mulher é sua propriedade.”
Educação como ferramenta de transformação
Com uma longa carreira como educadora e em seu sexto mandato como vereadora, Professora Natália Petry é conhecida por criar programas educacionais no Legislativo, como o “Câmara Mirim”, que completa 20 anos, e o “Câmara.com“, voltado para o ensino médio. O “Procuradoria da Mulher em Ação” segue a mesma filosofia.
“Como vereadora, não poderia ser diferente trazer para a Câmara projetos que visam transformar realidades pela educação. Tenho a convicção de que a educação transforma, o esporte transforma, a cultura transforma. Se todos nos unirmos, poder público, iniciativa privada e comunidades, teremos a médio e longo prazo uma sociedade melhor, mais justa e com mais respeito”, concluiu.