Na sessão da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul desta quinta-feira (24), o vereador Almeida (MDB) apresentou uma indicação ao Poder Executivo para que estude a implantação de uma “Praça das Bandeiras” em um local histórico ou ponto turístico do município.
A proposta sugere que o espaço seja instalado em locais de destaque como o Museu da Paz, o Museu Histórico Emílio da Silva, a Praça Ângelo Piazera, a Via Verde ou o Parque da Inovação, ficando a critério da Prefeitura a escolha final do local mais adequado.
O objetivo da praça, segundo a justificativa do parlamentar, é criar um marco de valorização do patrimônio imaterial da cidade. O espaço exibiria as bandeiras dos países de origem dos antepassados que colonizaram e construíram a história de Jaraguá do Sul, promovendo o reconhecimento da diversidade cultural e fortalecendo a identidade dos cidadãos.
“A Praça das Bandeiras representará um marco na valorização do patrimônio imaterial do município, promovendo o reconhecimento das diversidades das raízes culturais e a identidade dos cidadãos, por meio da exposição das bandeiras dos países de origem dos nossos antepassados”, destacou Almeida no documento.
Como inspiração, o vereador citou a cidade de São Pedro de Alcântara, que em 2025 inaugurou a sua “Flaggenplatz” (Praça das Bandeiras, em alemão), um projeto bem-sucedido que homenageia a colonização germânica da região.
A indicação segue agora para análise da Prefeitura de Jaraguá do Sul, que, por meio de suas secretarias competentes, irá avaliar a viabilidade e os detalhes para a possível implantação do novo espaço cívico e turístico.