Na manhã dessa quarta-feira (13), a Câmara Mirim promoveu a substituição das bandeiras do Espaço Cívico Walter Carlos Hertel, na sede do Legislativo Jaraguaense.
A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Almeida (MDB) e do presidente da Escola do Legislativo Professor Balduino Raulino, vereador Professor Fernando Alflen (PL). A secretária municipal de educação, Iraci Müller; o cabo da Polícia Militar Michel Tesser; a diretora da EMEB Helmuth Guilherme Duwe, Angélica de Freitas; o comendador do esporte de Santa Catarina, Benhur Sperotto; a coordenadora do Senac Jaraguá do Sul, Bárbara Lia Moser, também acompanharam o momento.
Cerca de 270 pessoas estiveram presentes no Espaço Cívico, incluindo alunos da EMEB Helmuth Guilherme Duwe e do Senac Jaraguá do Sul.
A vereadora mirim Clara Lafin, presidente do 2º semestre, revisitou os princípios da cidadania que guiam a cerimônia. “Que este ato simbólico nos inspire a seguir com seriedade, responsabilidade e orgulho daquilo que representamos: uma geração que aprende, participa e transforma”, declarou.
Já o presidente do legislativo, vereador Almeida, comemorou a presença do número de jovens presentes no ato cívico. “É um orgulho para Jaraguá do Sul observar que a juventude está engajada e representada por um legislativo jovem tão competente”, frisou o parlamentar.
O Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Jaraguá do Sul foram cantados pela estudante Natalia Bonatti Benner. A Banda Musical da EMEB Professor Francisco Solamon executou uma seleção de músicas sob a regência do professor e maestro Willian Rodrigues Batista.
O hasteamento das novas bandeiras representa o compromisso dos vereadores mirins com os valores cívicos e democráticos, e busca valorizar os símbolos nacionais, estaduais e municipais.
Além disso, a solenidade tem como objetivo despertar a consciência da cidadania e a responsabilidade social para as pessoas presentes e para os vereadores mirins.
As bandeiras antigas serão encaminhadas para o devido descarte, conforme orientado por legislação específica. O procedimento visa garantir o devido respeito e dignidade como símbolos máximos do município, do estado e da pátria.
Após o término do evento, os jovens parlamentares se dirigiram ao Plenário para dar início aos trabalhos do segundo semestre na 8ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul.