Na sessão dessa quarta-feira (13), os vereadores mirins apreciaram uma indicação que pede estudos para disponibilizar um profissional médico especializado em pediatria para atuação na Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade do Garibaldi.
O documento é de autoria da mirim Kauane Isabele Leitzke (E.M.E.B. Santo Estêvão). A jovem parlamentar alerta que a região conta com um número elevado de crianças e adolescentes que precisam se deslocar para outros bairros da cidade para ter acesso a atendimento pediátrico adequado.
“Essa situação acarreta transtornos logísticos, financeiros e de saúde, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social”, frisa Leitzke. Para a vereadora, a ação é necessária não apenas para garantir acesso humanizado a serviços de saúde para a população da localidade, mas também a ampliação e descentralização desses serviços. A sugestão busca promover a prevenção, diagnóstico e tratamento de demandas da saúde infantil.
A solicitação é encaminhada para o Executivo Municipal. Agora, o documento depende de análise da Prefeitura, que poderá encaminhar o documento para a Secretaria Municipal de Saúde, e promover estudos sobre a implementação e os custos envolvidos com o projeto.