A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realizou, nesta terça-feira (27), uma importante reunião com a Dra. Patrícia D’Ávila, Delegada de Polícia e Coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Idoso e Mulheres de Santa Catarina. O encontro teve como objetivo alinhar demandas e estratégias para o enfrentamento da violência contra a mulher no município.
Participaram da reunião os vereadores Almeida (MDB), presidente da Casa; Professora Natália Lúcia Petry (MDB), procuradora da mulher; Delegado Mioto (União Brasil), procurador adjunto; e Sirley Schappo (Novo), procuradora membro. A mesa também contou com a presença da delegada Roberta França, do delegado Augusto Brandão e do delegado regional Eric Uratani.
Durante a reunião, a Dra. Patrícia D’Ávila ressaltou a importância de diversas iniciativas no combate à violência. Ela destacou a relevância dos grupos reflexivos com homens e a necessidade de investimento em observatórios locais para monitorar e gerar dados sobre a violência contra a mulher. A delegada também reforçou a urgência de identificar, mapear e integrar a rede de atendimento no município.
A pauta incluiu a apresentação do Plano Estadual de Combate à Violência contra as Mulheres – SC (2025-2035) e a sugestão para a criação de um plano municipal, adaptado à realidade de Jaraguá do Sul. “Através de um plano municipal pode-se trabalhar com a rede de enfrentamento, com o papel de cada um no combate à violência contra a mulher”, destacou a Dra. Patrícia em entrevista à TV Câmara.
A vereadora Professora Natália Lúcia Petry, que conduziu a reunião, apresentou as atividades realizadas pela Procuradoria da Mulher. “Falamos também dos encaminhamentos, da instalação do programa ‘Procuradoria em Ação’, das ações desenvolvidas pela Procuradoria da Mulher, do espaço de atendimento. Enfim, foi uma conversa informal, mas muito importante, na qual pudemos absorver conhecimentos da Dra. Patrícia e já pensar em aplicá-los aqui na nossa Procuradoria da Mulher.”
Futuro da proteção à mulher em Jaraguá do Sul
Um dos pontos mais promissores do encontro, de acordo com a vereadora Natália, foi a possibilidade de Jaraguá do Sul contar com uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). “A Dra. Patrícia nos trouxe novidades, inclusive com uma nova legislação, de que Jaraguá do Sul terá uma delegacia especializada, dividindo a DPCAMI em duas: uma delegacia só para a mulher e a outra para criança, idoso e adolescente”, afirmou a vereadora em entrevista à TV Câmara.
Ela descreveu a medida como um “grande avanço para Jaraguá do Sul, onde teremos um espaço de acolhimento exclusivo para mulheres”.
Ao final da visita, a Dra. Patrícia D’Ávila conheceu a sala da Procuradoria da Mulher, o que simboliza a parceria e o reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal.