Na sessão ordinária da Câmara Mirim dessa quarta-feira (10), a vereadora Laura Güths, da E.M.E.B. Rodolpho Dornbusch, comentou o recebimento de informações sobre a fila para a operação de reconstrução mamária em Jaraguá do Sul.
O envio do documento foi motivado após despacho de requerimento em maio desse ano que solicitava à Secretaria Municipal de Saúde dados sobre a quantidade de pessoas em espera para a cirurgia. “A resposta enviada [do secretário Rogério Luís da Silva e da diretora de gestão técnica e especialista Fabiana Conrado] não condiz com algumas informações que obtive de uma paciente”, declarou a jovem parlamentar.
Güths relatou que, no caso dessa paciente, a indicação para encaminhamento à cirurgia foi recebida em 26 de março de 2021, sem apresentar contraindicações. Nesse caso, a paciente poderia ser prontamente encaminhada para um cirurgião plástico.
“Ela chegou, inclusive, a realizar os exames pré-operatórios, mas, mesmo assim, até hoje, não conseguiu realizar o procedimento”, explicou a mirim.
Laura enfatizou que as mulheres necessitam de mais sensibilidade e de compromisso, e qualificou a espera pela operação como uma falta de justiça. “A paciente citada, assim como tantas outras, vive há anos a experiência de um procedimento que não é apenas estético, mas que representa a sua dignidade, a autoestima e recuperação emocional após o câncer”, afirmou.
A mirim cobrou que atitudes que tragam saúde e esperança sejam incentivados e concretizados pelos cidadãos e pelo Poder Público do município.