Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mirim pede informações sobre falta de professores em Nereu Ramos

COMPARTILHE

A falta de professores no período noturno da E.E.B. Euclides da Cunha, do bairro Nereu Ramos, é o tema de um requerimento aprovado pela Câmara Mirim de Jaraguá do Sul na manhã dessa quarta-feira (8). De autoria da presidente da casa mirim, vereadora Clara Lafin, aluna da unidade escolar, os questionamentos são endereçados ao coordenador regional de educação, Cristiano Rodolfo Tironi, e levantam os prejuízos causados à região e aos estudantes do bairro.

Lafin ressalta que o tema é frequentemente levado à atenção dos parlamentares, e que é competência da Coordenadoria Regional de Educação a função de acompanhar, fiscalizar e garantir que o corpo docente esteja completo. Além disso, a jovem parlamentar lembra que o oferecimento de aulas no período noturno é essencial; em especial, para pessoas que devem conciliar rotinas de trabalho e estudo.

“A ausência de docentes compromete não apenas o calendário escolar, mas também o direito constitucional à educação de qualidade. Assim, faz-se necessário o presente pedido de informações para que sejam adotadas medidas efetivas e urgentes para a regularização do quadro de profissionais da referida instituição”, justifica a autora.

No requerimento, são solicitadas informações sobre a atual situação do quadro de professores no período noturno da E.E.B. Euclides da Cunha, quais disciplinas estão em déficit de profissionais, quais providências estão sendo tomadas para a regularização imediata da situação e se existe previsão de contratação ou remanejamento de professores para suprir a demanda.

A ampliação da escola que atende a região de Nereu Ramos é pauta frequente no Plenário Mirim e nas discussões da Câmara Municipal. Nesse ano, uma indicação de autoria da mirim Isadora Luiza de Carvalho, estudante da mesma unidade, foi aprovada pelos jovens parlamentares. Nesse caso, o documento também cita a moção de apelo nº 82/2025, de autoria do vereador Osmair Gadotti (MDB), que solicita ao Executivo Municipal a realização de estudo para a construção de uma nova escola que atenda a região.

Com o envio do requerimento, agora a expectativa é que a Coordenadoria Regional de Educação encaminhe à Casa Mirim as informações solicitadas para que medidas efetivas sejam discutidas e elaboradas para sanar a falta de profissionais durante o período.

Ir para o conteúdo