Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cápsula do Tempo de 20 anos da Câmara Mirim é lacrada

COMPARTILHE

Para a celebração dos 20 anos da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul, temas, cartas, objetos e mensagens dos jovens parlamentares serão preservados até outubro de 2045 em uma cápsula do tempo, que foi fechada durante a sessão ordinária que ocorreu na manhã dessa quarta-feira (8). O recipiente, que permaneceu no centro do Plenário Victor Bauer pela maior parte dos trabalhos, foi retirado pelos mirins Luigi Vincenzo Konell Luisi (E.E.B. Valdete Inês Piazera Zindars) e Yasmin Camili Correia (E.M.E.B. Machado de Assis).

O conteúdo da cápsula foi preenchido por diversos mirins que participaram do programa e serão armazenados em local seguro até a sua data de abertura, quando o projeto completar 40 anos.

Mirins e ex-mirins deixaram sua mensagem para o futuro Foto: Tiago Rosário

O coordenador do programa, Joel Luís Corrêa, garantiu que esse é um momento histórico para o projeto. “Estamos registrando não só 20 anos de história, mas também os sonhos e as ideias de jovens que acreditam no poder da participação e da cidadania. Que, no futuro, ao abrirem essa cápsula, percebam o quanto acreditávamos na força da juventude e na importância de formar líderes desde cedo”, enfatizou.

Shara Monique Schwartz, vereadora mirim em 2017, detalhou a experiência de ter participado do projeto e de ter deixado uma mensagem na cápsula em entrevista ao jornalismo da Câmara Municipal. “Vou dizer que enquanto que eu estava escrevendo a mensagem para o eu do futuro, eu só pensava em um sentimento nostálgico, porque já foi muito gratificante, foi muito bom participar do nosso encontro que a gente teve dos 20 anos”, comentou, ao fazer referência ao encontro comemorativo do programa realizado no dia 30 de agosto.

Shara deixou sua carta na capsula Foto: Tiago Rosário

A expectativa da ex-parlamentar é que as ações dos 20 anos da Câmara Mirim ressoem pelo município, fazendo-a ainda mais conhecida. “O passado se faz presente agora e se fará no futuro. Eu sei que o que eu fiz em 2017 como vereadora mirim repercutiu na pessoa que eu sou hoje. E eu tenho certeza que daqui a 20 anos eu voltarei para cá para pegar e abrir de novo, para ver o que tem tudo dentro dessa cápsula do tempo”, assegurou, ao relembrar que terá 40 anos quando o recipiente for aberto.

O objetivo da iniciativa é promover uma reflexão sobre o desenvolvimento da sociedade jaraguaense, catarinense e brasileira ao longo do tempo, com ênfase nos valores da democracia e da cidadania. A educação política e o engajamento com as decisões que alteram a vida da cidade também são algumas das intenções da Cápsula do Tempo, ao dar destaque às ações institucionais do Legislativo Jaraguaense.

O objetivo da capsula é promover uma reflexão sobre o desenvolvimento da sociedade Foto: João Pena
Ir para o conteúdo