Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul participaram de uma viagem oficial a Brasília/DF, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. Como parte das atividades do programa, os jovens parlamentares cumpriram uma série de agendas na capital federal com o objetivo de enriquecer seus conhecimentos sobre a história da democracia brasileira e o funcionamento das instituições que regem o país.
A programação foi intensa e focada nos centros de decisão política do Brasil. Os estudantes realizaram uma visita guiada ao Congresso Federal, onde puderam conhecer a história e o funcionamento das duas casas legislativas: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Na Câmara, também foram recebidos na Sala do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, órgão atualmente presidido pelo deputado federal Fábio Schiochet (União Brasil).
O deputado celebrou a visita e o engajamento dos jovens. “Ver esses jovens no legislativo municipal mirim (…) eu tenho certeza absoluta que alguns deles vão estar na Câmara de Vereadores, voltarão aqui a Brasília num futuro não tão distante, vão estar nas assembleias legislativas. E para a gente é um grande prazer recebê-los e ver que, de fato, o jovem é o futuro de Jaraguá do Sul e do nosso estado. Então, para mim, hoje é um dia de muita felicidade”, declarou Schiochet.
A imersão cívica continuou com visitas às sedes dos outros poderes. Os jovens parlamentares conheceram o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo. A agenda oficial foi contemplada com uma visita ao Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Além dos prédios administrativos, o roteiro proporcionou um mergulho na história e arquitetura da capital. Os vereadores mirins visitaram o Memorial Juscelino Kubitschek, o Santuário de Dom Bosco, a Catedral Metropolitana e a Superquadra Modelo, que integra o Plano Piloto original da cidade. O roteiro incluiu ainda o Palácio da Alvorada, o Quartel General do Exército e a Antena da TV.
Mirins repercutem experiência na capital federal
Na sessão mirim desta quarta-feira (5), os jovens parlamentares relataram o impacto da viagem. O vereador mirim Luigi Vincenzo Konell Luisi (E.E.B Valdete Inês Piazera Zindars) usou a tribuna e descreveu a oportunidade como “educativa, inspiradora e inesquecível”, marcando profundamente a trajetória de todos os participantes.
“Hoje, eu utilizo esta tribuna para relatar uma experiência que, sem dúvida, marcou profundamente a trajetória de todos nós, vereadores mirins de Jaraguá do Sul: a visita à nossa capital federal”, afirmou o jovem parlamentar. “Foi um verdadeiro mergulho na história, na cultura e na grandiosidade arquitetônica do Brasil.”
Luigi destacou as visitas aos palácios e à Catedral, obras do arquiteto Oscar Niemeyer, e ressaltou a percepção sobre a responsabilidade pública que a viagem proporcionou. “Esta viagem foi, sem dúvida, uma experiência transformadora. Estar na capital federal é sentir o peso da responsabilidade que cada cargo público carrega”, refletiu. “Retornamos com a mente mais aberta, com mais conhecimento e com os corações cheios de inspiração para exercer a cidadania com responsabilidade, compromisso e amor pela nossa cidade, pelo nosso estado e pelo nosso país.”
A vereadora mirim Helena Isabela Schwartz (E.M.E.B Santo Estêvão) também compartilhou seu entusiasmo e a confiança depositada pelos familiares. “Com certeza, essa experiência foi incrível. Ela vai ficar marcada na nossa memória para sempre e também na dos nossos pais. Eles confiaram nos profissionais aqui da Câmara para não nos levar para 100 metros daqui, mas a gente foi para outro estado, no meio do país. Então, eu acho que foi uma experiência assim, muito legal e a gente vai levar para sempre no nosso coração”, disse.
A visita a Brasília é considerada uma etapa fundamental na formação cidadã dos jovens parlamentares, permitindo que eles compreendam na prática a estrutura e os desafios da democracia brasileira.

