Na sessão desta terça-feira (11) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a vereadora Professora Natália Lucia Petry (MDB) voltou a criticar a suspensão das atividades do Centro de Convivência dos Idosos durante a realização da Schützenfest e apontou problemas na gestão de cargos e nomeações dentro da Prefeitura.
Natália lembrou que participou da revitalização do espaço quando era secretária de Assistência Social e destacou que o local foi criado para uso prioritário da terceira idade.
“Quando aquele espaço lá do pavilhão B foi revitalizado, à época, eu era secretária de assistência social. A Schützen não tinha o tamanho que tem hoje e houve um compromisso do governo junto ao conselho do idoso, junto aos idosos, de que aquele espaço seria prioritariamente para a terceira idade.”
Segundo ela, o Centro foi reinaugurado em 2015 e no ano passado deixou de cumprir a finalidade específica para os idosos, já que fora cedido para a Schützenfest, assim como este ano.
Conforme a vereadora, no ano passado a Secretaria de Assistência Social conseguiu realocar as atividades em outros espaços, mas neste ano isso não ocorreu.
“Infelizmente este ano isso não ocorreu. (…) Quando nós trouxemos o assunto à tribuna, não foi verificado com antecedência nem com o respeito e valorização que os idosos merecem e precisam.”
Natália afirmou ter conversado com a secretária e a diretora de Assistência Social e que ambas informaram que a decisão de suspender as atividades partiu do gabinete, por uma questão de segurança para os idosos. Ela também disse ter sido informada de que os próprios servidores começaram a procurar um espaço para atender os nossos idosos.
Em seguida, Natália fez críticas diretas ao secretário de Transparência, Leonel Pradi Floriani, a quem atribuiu nomeações de servidores fora do perfil técnico adequado.
“A responsabilidade cabe muito ao secretário da Transparência, Leonel Pradi Floriani, que em plena disfunção foi alçado ao gabinete para fazer as indicações e o fez de forma aleatória”, enfatizou.
A vereadora afirmou já ter alertado o prefeito sobre o problema:
“Eu falei para o prefeito de que pelo menos 40% das indicações, das nomeações, foram feitas fora do perfil do servidor.”
A parlamentar relatou ainda que servidores comissionados experientes foram dispensados no final de 2023 e substituídos sem critérios técnicos. Natália pediu ao prefeito Jair Franzner que reavalie as equipes de cada secretaria.
“Eu quero pedir ao prefeito Jair Franzner que chame os seus secretários um a um e que escute os seus secretários sobre o andamento do trabalho de cada setor e do desenvolvimento de cada servidor. (…) A maioria dos que não estão conseguindo desenvolver a função é porque foram colocados de forma indevida nos cargos.”
O vereador Almeida (MDB) também se manifestou sobre o tema, apoiando a fala da colega. Para ele, não há lógica em colocar uma pessoa que tem como formação farmácia, um farmacêutico, em cargo de chefia de contabilidade.
“Eu não consigo vislumbrar critério técnico neste aspecto. E foi assim que foi feito em vários tópicos.”
Ele ainda criticou supostas perseguições dentro da gestão.
“Fora as maldades, as perseguições, as picuinhas, as fofocas, algumas produzidas por este mesmo cidadão, por este secretário, e que os demais acabam replicando. (…) Vocês não fazem ideia o quanto eu pago com as maldades de perseguições, picuinhas, por defender isso aqui, uma Câmara de Vereadores independente.”
Ao final, Natália reforçou que o problema da coordenação do Centro de Convivência é de conhecimento do gabinete e que conversou com a secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca, que disse que o Gabinete do Prefeito já tem conhecimento de que o problema em tela é a coordenação daquele espaço, que precisa ser revista, mas que até então ela não tem sido ouvida pelo gabinete e que estaria levando novamente a demanda ao prefeito.
A vereadora concluiu pedindo que as atividades dos idosos sejam retomadas com respeito e prioridade.