Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores destacam Semana de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

COMPARTILHE

A Semana de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que ocorre em Jaraguá do Sul até sábado (6), foi destaque no legislativo. A proposta do período é reforçar a conscientização da população masculina e de toda a sociedade em torno do tema.

A lei que regulamenta a data foi incluída no Calendário Oficial do Município em 2022 após aprovação pela Câmara e regra que o Executivo pode elaborar campanhas educativas sobre a violência doméstica. O Legislativo poderá também realizar ações para informar, esclarecer e mobilizar a sociedade civil por meio da Procuradoria da Mulher.

O assunto foi comentado na sessão dessa terça (2). A vereadora Sirley Maria Schappo (Novo) lamentou a prevalência da violência contra a mulher no estado e comentou as virtudes masculinas que serão tema de um vídeo feito no Legislativo em conjunto com os parlamentares e que será disponibilizado para a população.

“Nós precisamos sim da ajuda de todos os homens, falando para os seus amigos homens que quando você está nervoso diante de uma situação, há outras formas de lidar com ela que não seja através da violência, da humilhação e tantas outras formas de violência que nós falamos com frequência”, reforçou a parlamentar.

Em seguida, o vereador Almeida (MDB), presidente da casa, declarou que coloca à disposição dos vereadores os serviços da estrutura de comunicação da Câmara para a elaboração de vídeos de vereadores que tratem sobre o combate à violência de gênero.

A vereadora Natália Lucia Petry (MDB) fez coro aos comentários e deu ênfase à participação masculina em relação ao tema. “O assunto da não violência à mulher não é um assunto somente das mulheres, é dos homens e principalmente dos homens, porque a agressão ela parte dos homens. Então, todos devemos nos engajar nessa pauta”, disse.

Dados de casos de violência contra a mulher em Santa Catarina apontam para um total de 47 feminicídios no estado em 2025 até novembro. O estupro e assassinato de Catarina Kasten, em uma trilha de Florianópolis (SC) em 21 de novembro, deu ênfase à realidade da violência de gênero a nível nacional.

O Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina registrou um total de 59.890 episódios de violência contra a mulher no estado em 2025. Foram totalizadas quase 27 mil ameaças, 9.443 casos de injúria e 14.738 casos de lesão corporal. Somente em Jaraguá do Sul, foram 1.082 registros durante o ano.

Acessar o conteúdo