Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores defendem campanhas de conscientização para melhorar trânsito

COMPARTILHE

Durante a sessão desta quarta-feira (3), na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores Jonathan Reinke (União Brasil) e Delegado Mioto (União Brasil) voltaram a defender ações de conscientização e educação no trânsito como forma de reduzir acidentes e preservar vidas no município.

Ao usar a tribuna, Jonathan Reinke destacou que tem recebido manifestações da população cobrando campanhas educativas voltadas a motoristas, usuários de veículos autopropelidos, ciclistas e pedestres. Segundo o vereador, o tema já foi levado diversas vezes ao Poder Público e continua sendo uma necessidade para garantir mais segurança nas vias da cidade.

Reinke afirmou que a responsabilidade deve ser compartilhada entre o poder público e a sociedade. Ele ressaltou que o município e o Estado podem atuar por meio de ações educativas nas escolas e da melhoria da sinalização, mas defendeu que pais e responsáveis também têm papel fundamental na orientação das crianças e adolescentes sobre o comportamento seguro no trânsito.

“São ações que têm um custo baixo, porque uma vida não tem preço”, afirmou o parlamentar, acrescentando que fará novo encaminhamento ao Executivo Municipal cobrando medidas permanentes de conscientização.

Durante o debate, o vereador Delegado Mioto reforçou a importância da educação preventiva. Segundo ele, embora muitas discussões sobre trânsito ocorram após acidentes e infrações, o ideal é atuar antes que as tragédias aconteçam.

Mioto lembrou que já apresentou indicação ao Poder Executivo para a criação de uma escolinha de trânsito em Jaraguá do Sul. Conforme explicou, o projeto está em fase de estudo para viabilização dos investimentos necessários.

“O trânsito exige que trabalhemos a nossa base, as nossas crianças, para que se tornem adultos mais responsáveis e possamos evitar tragédias como as que temos visto”, destacou.

Em seguida, Jonathan Reinke voltou à tribuna para relatar um acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira em um cruzamento do bairro São Luís, local que, segundo ele, possui histórico recorrente de colisões.

O vereador afirmou que recebeu reclamações de moradores e observou que o local conta com sinalização vertical e horizontal adequada, mas que muitos acidentes continuam ocorrendo devido à falta de atenção dos condutores.

Diante da situação, Reinke informou que entrou em contato com o diretor de Trânsito e Transportes, Gilmar Marietto, solicitando uma avaliação técnica para verificar a possibilidade de alguma intervenção diferenciada no cruzamento.

“Mesmo entendendo que muitos casos são resultado de imprudência, é importante avaliar alternativas para evitar que esses acidentes continuem acontecendo”, afirmou.

O parlamentar também defendeu que os motoristas assumam suas responsabilidades no trânsito e sejam responsabilizados quando cometerem infrações. “O motorista também precisa ter a sua responsabilidade e ser responsabilizado, pois, senão, nada surte efeito”, concluiu.

Acessar o conteúdo