Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estudantes jaraguaenses relatam experiência no Parlamento Jovem Catarinense

COMPARTILHE

Os estudantes Cauã Steinert Machado e Nicolly Coelho Grossklas, da Escola de Educação Básica Professor José Duarte Magalhães, utilizaram a tribuna da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, durante a sessão desta quarta-feira (15), para apresentar os resultados da participação da unidade escolar na 35ª edição do Parlamento Jovem Catarinense.

O programa foi realizado entre os dias 8 e 12 de junho, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Além de Cauã e Nicolly, a escola jaraguaense foi representada pelos estudantes Amanda, Artur e Samuel. Durante uma semana, os jovens participaram de atividades semelhantes às exercidas pelos deputados estaduais, como elaboração e análise de projetos, reuniões de comissões, apresentação de emendas, debates e sessões plenárias.

Nicolly destacou que a participação representou uma oportunidade de aprendizado e também de divulgação do município e da escola em âmbito estadual. Segundo ela, os estudantes tiveram contato direto com o processo legislativo e puderam compreender como uma proposta é construída, debatida e levada à votação.

“Durante uma semana, deixamos de ser apenas alunos e pudemos compreender e viver a rotina de um deputado estadual. Aprendemos como nasce um projeto de lei, debatemos nossas ideias nas comissões, apresentamos emendas, defendemos nossas propostas na tribuna e participamos das sessões plenárias”, relatou.

Os estudantes levaram ao Parlamento Jovem uma proposta para instituir um programa de incentivo à realização de feiras de profissões nas escolas catarinenses. A iniciativa surgiu da percepção dos próprios alunos sobre as dificuldades enfrentadas pelos jovens que estão concluindo o Ensino Médio e ainda não sabem qual profissão seguir ou como ingressar em uma universidade.

De acordo com Nicolly, muitos estudantes desconhecem programas de acesso ao Ensino Superior, instituições de ensino e oportunidades de formação disponíveis gratuitamente. A realização das feiras permitiria aproximar escolas, universidades, cursos técnicos e programas educacionais dos alunos que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho.

A estudante também anunciou que a proposta elaborada pelo grupo foi acolhida por um deputado estadual e já está em tramitação na Assembleia Legislativa. Para Nicolly, a possível transformação da ideia em uma política estadual demonstra que os jovens podem contribuir diretamente para a construção de soluções para a educação.

O Presidente da Escola do Legislativo, vereador Fernando Alflen,  ressaltou a importância do programa Jovem Parlamentar para Jaraguá do Sul e para a Escola Duarte Magalhães, destacando o papel da gestão e dos professores da escola por incentivarem a participação dos estudantes. Ele enfatizou que o programa “aproxima a comunidade jaraguaense ao estado de Santa Catarina” e elogiou a iniciativa dos alunos de apresentar um projeto de lei sobre feiras de profissões. Para Alflen, “ter como lei uma feira de profissões é pensar no nosso futuro”, pois prepara os estudantes para o mercado de trabalho e os ajuda a conhecer diversas áreas. 

Ex-integrantes do programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul, Nicolly e Cauã também ressaltaram a responsabilidade de representar o município em Florianópolis. Eles afirmaram que a experiência possibilitou o contato com estudantes de diferentes regiões de Santa Catarina e permitiu apresentar aos demais participantes as iniciativas de formação política desenvolvidas na cidade.

Cauã e Nicoly já foram vereadores mirins de Jaraguá do Sul Foto: Tiago Rosário

Cauã observou que os dias na Assembleia Legislativa foram marcados por aprendizado, desafios e crescimento pessoal. Segundo o jovem, a participação no Parlamento Jovem mostrou que a política pode ser um espaço de diálogo, respeito e construção coletiva de soluções.

“Aprendemos a ouvir opiniões diferentes, defender nossas ideias com responsabilidade, trabalhar em equipe e buscar soluções pensando no bem comum. São ensinamentos que levaremos para a vida, independentemente da profissão que escolhermos no futuro”, afirmou.

Cauã também usou a tribuna da Câmara durante sessão Foto: Tiago Rosário

O estudante ainda defendeu uma maior participação da juventude na vida pública. Para ele, quando os jovens se envolvem com os problemas da comunidade e procuram soluções, demonstram que a idade não representa falta de capacidade.

“A juventude tem criatividade, disposição e um olhar diferente para transformar a realidade. Ter a oportunidade de falar aqui hoje nos incentiva a continuar participando da vida pública com responsabilidade, compromisso e esperança de contribuir para um futuro cada vez melhor”, concluiu Cauã.

Ao final, os estudantes agradeceram à Câmara Municipal, à Assembleia Legislativa, aos professores orientadores, à direção da escola, às famílias e aos colegas que participaram da 35ª edição do Parlamento Jovem Catarinense.

Sessão Ordinária - 15/07/2026

Acessar o conteúdo